Página principal
11-07-2014

Lei das doulas em Blumenau repercute na mídia nacional

  • doula

    A aprovação da lei que permite à mulher contar com o acompanhamento de doulas antes, durante e após o parto nas maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares das redes pública e privada da cidade, repercutiu nacionalmente mais uma vez. Segundo um dos autores da proposta, vereador Mário Hildebrandt (PSD), o tema fez parte do Programa Bem-Estar da Rede Globo, nesta semana, quando exibiu uma reportagem da RBS TV de Blumenau sobre essa lei, elaborada pela jornalista Vanessa Moltini.

    A matéria explica qual a função de uma doula e a importância dela para a mãe. Contém também entrevistas com essas profissionais, com uma gestante auxiliada por uma delas e uma mãe no trabalho de amamentação e primeiros cuidados com o filho.

    De acordo com a lei, os estabelecimentos de saúde não podem fazer cobranças extras pelo serviço de apoio das assistentes. As doulas podem utilizar instrumentos e materiais, sob orientação médica, como bolas para exercícios físicos e óleos para massagens, além de equipamentos próprios para serem usados no acompanhamento do trabalho de parto e pós-parto.

    Não é função da profissional realizar qualquer procedimento médico, como fazer exames, aferir pressão ou administrar medicamentos e cuidar da saúde do bebê. O descumprimento da lei implica sanções administrativas.

    A palavra “doula” vem do grego e significa “aquela que serve”. Essas profissionais oferecem apoio emocional, psicológico e suporte físico às parturientes.

    Assista a reportagem no link a seguir:  Matéria Doulas

    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu

    Imagem: Divulgação