Página principal
06-05-2014

Vereador Marcelo Lanzarin lamenta a dificuldade de contratação de profissionais para as unidades de saúde 06/05/14

  • IMG_0037

    O vereador Marcelo Lanzarin (PSD) lamentou a dificuldade de contratação de profissionais para as unidades de Saúde da Família. Ele disse que é um problema antigo e que sempre houve carência de médicos, mas que atualmente há também a falta de outros profissionais.

    Lanzarin, que foi secretário de Saúde na administração anterior, citou como exemplo de dificuldade de contratação os agentes administrativos. “Muitas vezes, quando aprovados em concursos, eles abrem mão da contratação, ao serem informados de que vão trabalhar nas unidades de saúde”, comentou, ressaltando que nas unidades de saúde a demanda é maior e portanto o trabalho mais exaustivo, que acabam por afastar os profissionais.

    Segundo o parlamentar, uma motivação para a contratação seria a possibilidade de que os profissionais das unidades pudessem incorporar em seus vencimentos a gratificação. Lembrou que houve avanço neste sentido em Blumenau, quando por meio de projeto de lei, aprovado pela Câmara, médicos e dentistas puderam usufruir do benefício.

    A realidade é que os profissionais do Estratégia da Saúde da Família possuem salários poucos expressivos e uma gratificação substancial, mas contribuem com a previdência somente pelo salário-base. Isso os prejudica na aposentadoria e também em casos de afastamento por saúde, ou como licença-maternidade, quando tem uma redução significativa dos vencimentos”, explicou, ressaltando que é preciso dar continuidade ao que se avançou, ampliando o benefício para os demais profissionais.

    Foto: Renan Olaz | Agência CamaraBlu

    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu