Página principal
05-06-2017

Junho Verde é destaque na sessão ordinária mirim desta segunda-feira

  • sessaomirim05junho17

    A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (5), a sétima sessão ordinária do ano. A reunião contou com a presença do educador ambiental da Fundação do Meio Ambiente (Faema), José Sommer, que utilizou a Tribuna Livre na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Cerca de 20 alunos, juntamente com seus professores, dos 7º e 8º anos da Escola Básica Municipal Almirante Tamandaré, também acompanharam a sessão e conheceram as dependências da Câmara de Vereadores. A vereadora mirim titular Stefany Alessandra da Luz é representante do educandário.

    Na oportunidade, o educador divulgou a programação do Junho Verde, mês instituído para dar maior visibilidade à preocupação que o município tem com a questão ambiental. As atividades iniciaram neste fim de semana e seguem até o fim do mês com caminhadas, mesas redondas, palestras, exposições, além de eventos e atividades realizadas pelas próprias escolas. A programação tem como destaque o III Encontro Blumenauense de Educação Ambiental (EBEA).

    O evento será realizado nos dias 21 e 22, nos períodos matutinos e vespertinos, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), campus 1, bloco J, com oficinas e minicurso, além de exposições de trabalhos escolares de educação ambiental, no campus 1, em frente à biblioteca. “Convidamos os vereadores mirins e suas respectivas escolas para que participem da programação central, mas também para mostrar suas atividades em uma tenda”.

    José Sommer classificou a educação ambiental, dentro de todas as políticas públicas de meio ambiente, como a mais importante. “Ela permite que as pessoas percebam e reflitam, individualmente e também nos seus coletivos, que a nossa relação com o meio ambiente não é harmoniosa, pois causamos poluição, degradação, depredação dos recursos naturais como se tudo estivesse à nossa disposição. Nós temos a ideia de abundância no Brasil, por ser um país continental, mas precisamos enxergar que pertencemos ao meio ambiente e tudo que fizermos de errado acaba nos influenciando de alguma forma”, ponderou. Apontou que este mês serve para chamar atenção da população para esta questão e que a educação ambiental permitirá que as pessoas reflitam e mudem suas ações e seus comportamentos para buscar a sustentabilidade socioambiental.

    O Junho Verde foi instituído por meio da lei Nº 8288, de 23 de maio de 2016. A programação pode ser acessada pelo site blumenau.sc.gov.br/governo/fundacao-do-meio-ambiente/pagina/junho-verde.

    Logo após, os vereadores mirins fizeram seus discursos na tribuna. Durante a Ordem do Dia, os parlamentares mirins discutiram e votaram os requerimentos de Nºs 44, 46, 47, 48, 49, 50, 51 e 52. O documento de Nº 45 foi retirado pela vereadora mirim autora Gabriele Ramos Machado. Todos os demais foram aprovados.

    Ao final, foram feitas as leituras das respostas dadas pelas autoridades e órgãos respectivos aos requerimentos de Nºs 01 e 19 de 2017, que foram formulados pelos vereadores mirins.

    A próxima sessão será a primeira itinerante do ano. A reunião acontecerá no dia 19 de junho, às 15 horas, na Escola Básica Municipal Professora Adelaide Starke.

    Requerimentos aprovados
    Requerimento Nº 44 – De autoria do vereador mirim Bruno Mahle, representante do Colégio Shalom. O documento pede a colocação de placas nos pontos de ônibus, indicando quais linhas de ônibus transitam naquele local.
    Requerimento Nº 46 – De autoria da vereadora mirim Gabriele Ramos Machado, representante da Escola Básica Municipal Professora Zulma Souza da Silva. O documento pede a aquisição e instalação de câmeras de vigilância e monitoramento no interior da sua escola.
    Requerimento Nº 47 – De autoria do vereador mirim Gustavo Germano Boudort, representante da Escola Básica Municipal Annemarie Techentin. O documento pede a pavimentação da rua onde está localizada a sua escola.
    Requerimento Nº 48 – De autoria da vereadora mirim Bárbara Albino Bennertz, representante do Colégio Castelo. O documento pede a pavimentação asfáltica da rua Imperatriz Leopoldina, localizada no bairro Velha.
    Requerimento Nº 49 – De autoria da vereadora mirim Suelen Jandrey da Silva, representante da Escola Básica Municipal Professor Fernando Ostermann. O documento pede a colocação de mais placas de sinalização de animais, e possivelmente um redutor de velocidade, na rua Carlos Rischbieter, no bairro Boa Vista.
    Requerimento Nº 50 – De autoria do vereador mirim Thomas Otte Corrêa, representante da Escola Barão do Rio Branco. O documento pede a colocação de uma faixa elevada para a travessia de pedestres em frente à sua escola, na rua Nereu Ramos, no bairro Centro.
    Requerimento Nº 51 – De autoria do vereador mirim Marco Antônio Dias da Silva, representante da Escola de Educação Básica Professor João Widemann. O documento pede providências no sentido de tampar um bueiro aberto na rua Frei Estanislau Schaette, próximo a padaria Pão Dourado.
    Requerimento Nº 52 – De autoria do vereador mirim Bruno Mahle, representante do Colégio Shalom. O documento pede a reforma do campo da praça localizada na rua Santa Efigênia, nº 292, no bairro Itoupava Norte.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa CMB