Página principal
14-01-2015

Jens Mantau pede apoio na batalha pelo 2º Batalhão de Polícia Militar a deputado estadual

  • bannerjens

    No ano passado, o vereador Jens Mantau (PSDB) presidiu a Comissão Especial de Acompanhamento da possível instalação do 2º Batalhão de Polícia Militar em Blumenau. A frente foi criada em 26 de junho e tinha como principal objetivo contribuir, debater e acompanhar o projeto. 

    Nesta quarta-feira (14), o parlamentar aproveitou a visita do deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) ao prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) para pedir uma atenção especial ao assunto. Conforme Jens, o projeto está parado na gaveta do secretário estadual de Segurança, Cesar Grubba

    Para Mantau, se não é possível a construção do novo batalhão no momento, que o governo do Estado amplie o atual. “Para que tenhamos mais policiais, este projeto terá que passar pela Assembleia para aprovação. A Comissão não existe mais, mas a luta continua. A região norte da cidade já possui um terreno para este fim”. 

    Vicente Caropreso nasceu em Blumenau. A filha e o irmão ainda residem na cidade. Seu pai foi um dos engenheiros que construiu a Beira-Rio e a mãe é a primeira presidente da Apae. “Ele tem muitas raízes com a cidade”, salienta Mantau. 

    O vereador lembra que quando Caropreso foi deputado federal, trouxe muitos recursos para o Vale do Itajaí. “O Hospital Santa Isabel tinha muitas dificuldades à época e ele foi o interlocutor para conseguir recursos junto ao Ministério da Saúde. É médico na cidade de Jaraguá do Sul. Temos nele uma confiança muito grande”. 

    Ainda sobre a saúde, Jens destaca que Blumenau hoje investe 28% da sua receita nesta área. “Pedimos mais atenção para todo o Vale do Itajaí. Os municípios estão investindo bastante porque a União não tem feito a sua parte. Os hospitais estão passando dificuldades”.  

    Comissão 

    A Comissão Especial de Acompanhamento da possível instalação do 2º Batalhão de Polícia Militar em Blumenau, na época, enviou moção de apoio a aprovação do projeto de Lei de Organização Básica (LOB) da Polícia Militar ao governador do Estado e ao presidente da Assembleia Legislativa. O projeto trata da estrutura organizacional da corporação militar e determina que a cada 300 mil habitantes, a região tenha direito a um batalhão. Ainda encaminhou ofício ao secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, solicitando apoio no sentido de efetuar a tramitação do projeto em regime de urgência, o que ainda não ocorreu. Faziam parte da comissão, além de Jens Mantau (PSDB), o vereador Cezar Cim (PP), como relator, e Adriano Pereira (PT), como membro. 

    Foto: Gabinete Vereador Jens Mantau

    Fonte: Assessoria de Imprensa Camarablu