Página principal
29-05-2014

Vereador Jefferson Forest diz que ao criminalizar a greve dos servidores prefeito age como irresponsável

  • IMG_1954

    O vereador Jefferson Forest (PT) criticou duramente o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) pela forma com quem tem tratado os servidores em greve. Afirmou que criminalizar o movimento grevista foi um grande equívoco e que o prefeito está agindo de forma irresponsável, tentando colocar a população contra os servidores.

    O prefeito tomou a pior atitude ao criminalizar uma manifestação legitima. Uma atitude que atenta contra os direitos e garantias fundamentais estabelecidos na nossa Carta Constitucional”, ressaltou, salientando que intimidar também não é saudável do ponto de vista do funcionamento do próprio Executivo, que deve prestar serviços aos contribuintes.

    Ele apresentou alguns índices de reajustes salariais de várias categorias na área privada e também citou alguns percentuais concedidos por prefeituras catarinenses. Conforme o parlamentar os trabalhadores de cargas e transportes ganharam 7,3% de aumento; os vigilantes receberam 10,40%; professores das escolas particulares receberam 7.8%; os metalúrgicos 7,3%; os trabalhadores da indústria têxtil ganharam 6,5%; os trabalhadores nas indústrias de refeições tiveram um reajuste 9.0%; os das industrias de artigos de brinquedos e plásticos tiveram seus salários reajustados em 6.6% e os da área de limpeza em 10.5%.

    Quanto aos servidores municipais, afirmou que a prefeitura de Criciúma concedeu 7% e assegurou mais 2% em janeiro de 2015. Disse que os servidores de Lages receberam 8%, os de Chapecó 10% e que em Joinville, onde os servidores também estão em greve, a proposta da prefeitura é de 6%. Jefferson chamou a atenção para o reajuste dos servidores de Guaramirim, que receberam 10% de aumento e 20,00 para o vale alimentação. “Comparem o orçamento de Guaramirim com o de Blumenau”, destacou.

    Isso me leva a concluir que o prefeito não quer dar o reajuste. Hoje se alguém é irresponsável pela instabilidade na nossa cidade, este alguém é o prefeito Napoleão ou tem alguém mandando em nome dele”, disse o parlamentar, dizendo que apelava mais uma vez para o prefeito para que ele chame os vereadores e a sociedade para discutir a pauta do movimento, porque a questão atinge toda a população.

    Ele também lamentou que a prefeitura esteja divulgando que concedeu benefícios à categoria nesta gestão. “Estão enganando a comunidade porque os benefícios de que eles falam não foram concedidos ainda”. 

    Foto: Renan Olaz | Agência CamaraBlu

    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu