Página principal
10-04-2014

Vereador Jefferson Forest faz discurso contra a corrupção 10/04/14

  • IMG_0014

    O vereador Jefferson Forest (PT) destacou que o Brasil nunca avançou tanto no combate a corrupção, em todas as esferas do poder. Afirmou que as Câmaras de Vereadores, as Assembleias Legislativas, Tribunal de Contas, Controladoria Geral da União e outros órgãos exercem papel importante no processo de fiscalização.

    Disse que a Lei de Improbidade Administrativa surgiu em 1992; a de Licitações em 1993; a de Responsabilidade Fiscal em 2000; a da Ficha Limpa em 2010; a de Acesso à Informação em 2013; e a Anti Corrupção também em 2013. “Se fizermos um breve estudo sobre a história da corrupção no país vamos perceber que ela chegou junto com as caravelas portuguesas”.

    Apontou que os funcionários públicos, que eram encarregados de combater os contrabandos, acabavam praticando o comércio ilegal em troca de algo. “Com a proclamação da independência, em 1822, corrupção continuou. Visconde Mauá recebeu licença para usar cabos submarinos e transferiu a licença para uma empresa inglesa, do qual se tornou diretor posteriormente. Em 1950 caso famoso do Ademar de Barros, a caixinha preta da arrecadação dos empresários”.

    Lembrou que na década de 1990, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, também houve corrupção, como na privatização da Telebras, desvio da Sudene, do Fundo de Amparo ao Trabalhador, dentre muitos outros escândalos. O mesmo ocorreu no governo do PT. “Também teve escândalos. Gastos dos Ministros e o midiático Mensalão”.

     Foto: Renan Olaz | Agência CamaraBlu

    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu