Página principal
17-10-2017

Ingo Penz é o novo Embaixador da Oktoberfest de Blumenau

  • tribuna17out17

    Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (17) foi entregue o Título de Embaixador da Oktoberfest de Blumenau ao fotógrafo, músico e produtor cultural Ingo Penz, pelos mais de 30 anos que tem se dedicado voluntariamente a cultura, das tradições germânicas e do turismo da cidade. O Decreto Legislativo nº 958/2017 que confere o título de Embaixador da Oktoberfest de Blumenau foi apresentado pelo vereador Zeca Bombeiro (SD) e aprovado por todos os parlamentares na sessão da última terça-feira (10).

    Ingo lembrou que há alguns anos já foi agraciado com o Título de Cidadão Blumenauense. Afirmou que nasceu em Rio Cerro Segundo, Jaraguá do Sul, e que em 1967 veio para Pomerode trabalhar como fotógrafo. Apontou que atuou por anos no Jornal de Santa Catarina e na TV Coligadas, e que este ano completa 50 anos como fotógrafo.

    Ingo Penz disse que a honraria é o coroamento de tudo que tem feito ao longo dos anos pela Oktoberfest. “Eu me orgulho de cada passo que eu dei em prol da Oktoberfest, que hoje é a segunda maior festa alemã do mundo. Muitos foram os parceiros que me acompanharam para chegar a este importante reconhecimento, mas é na pessoa de Horácio Braun que agradeço a todos por estar aqui agora”. Sustentou que Horácio foi a “mola propulsora” para criação do primeiro veículo de irreverência da Oktoberfest (Bierfahrrad – bicicleta da cerveja), que antecedeu a Choppmotorrad.

    O vereador Zeca Bombeiro destacou seu orgulho em poder indicar o nome de Ingo Penz para ser o novo Embaixador da Oktoberfest de Blumenau. “Há mais de 30 anos o fotógrafo, músico e produtor cultural realiza, de forma voluntária, a divulgação da festa blumenauense”, afirmou. Disse ainda que a indicação do nome de Ingo Penz vou aprovada por todos os vereadores.

    Ingo Penz comentou que na semana passada a Choppmotorrad e a Banda Choppmotorrad estiveram no Festival Nacional da Cerveja – Oktoberfest de Belgrano, na Argentina, assim como fez em 2008 e 2010 para divulgar a festa de Blumenau, voluntariamente sem custos nenhum para o poder público de Blumenau. “Agora, automaticamente vamos continuar divulgando a Oktoberfest e levando alegria aonde tiver a manifestação da tradição germânica”. Defendeu que seu objetivo é somar e contribuir com o engrandecimento dos usos e costumes da região.

    Sustentou que vai honrar o Título de Embaixador da Oktoberfest e encerrou seu discurso dizendo em alemão “Immer Lustig nunca Traurig”, que em português significa “sempre alegre, nunca triste”.

    A Choppmotorrad
    A Choppmotorrad fez a sua estreia em 1986, sucedendo a Bierfahrrad – bicicleta da cerveja – que também foi uma das criações de Ingo Penz e Horácio Braun. A moto é uma Java 1951, de 250cc, fabricada na República Tcheca que recebeu um sidecar onde se acomodam um passageiro e um barril de 30 litros de chope.
    A Choppmotorrad já distribuiu gratuitamente mais de 400 mil copos de chope nos eventos ligados à Oktoberfest em vários lugares do país, entre eles Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

    A Banda Choppmotorrad
    A Banda Choppmotorrad é uma tradição nos palcos da Oktoberfest de Blumenau. O grupo coordenado por Ingo Penz usa instrumentos como Brassbett (tocado por um cabo de vassoura numa caixa de ressonância), o Teufelsgeige (conhecido como violino do Diabo, referência aos lenhadores dos Alpes Europeus que faziam música na floresta com paus e arames). Os arranjos da banda trazem também os instrumentos de sopro, gaita de boca, bandoneon, trompete, saxofone e violino. A sonoridade diferenciada da banda, aliada a vibração dos músicos, traz um brilho a mais às festas alemãs.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa CMB