Página principal
21-01-2015

Incentivador das doulas, Hospital Santo Antônio tem incremento no número de partos naturais

  • bannerdoulas

    A Fundação Hospitalar de BlumenauHospital Santo Antônio tem registrado decréscimo no número de partos cesáreas. De acordo com dados da instituição, em agosto de 2014 o percentual de cesáreas era de 48% de total de partos. Já em dezembro, o índice caiu para 32%.

    Diversas campanhas no Brasil e no mundo buscam aumentar o número de partos naturais, uma vez que o excesso de cirurgias pode trazer mais complicações – para a mãe e para o bebê – do que benefícios. O índice de cesáreas alcançado pelo Hospital Santo Antônio está abaixo da faixa de segurança que o Ministério da Saúde determina para instituições que prestam atendimento em casos de alta complexidade, que é de 35%. A porcentagem também está abaixo da média da região, que ultrapassa 45% dos partos.

    Luciane d’Avila, gerente de enfermagem do hospital, explica que, para alcançar esses números, a instituição implantou diversas ações. “São políticas que guiam um projeto do Ministério da Saúde chamado Rede Cegonha, do qual fazemos parte. Essas ações incluem o acompanhamento da gestante desde o pré-Natal de forma diferenciada até o atendimento dentro do hospital, a triagem das gestantes a partir da classificação de risco, a atuação de enfermeiras obstétricas em parto de baixo risco e também o incentivo ao acompanhamento de doulas, profissionais que amparam a gestante durante todo o processo de nascimento”.

    A chamada Lei das Doulas está em vigor desde o início de 2014 e é de autoria do presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hildebrandt (PSD). Para a enfermeira coordenadora do setor materno-infantil do hospital, Maura Kader, a aprovação da lei foi um grande avanço no estímulo do parto natural. “Blumenau é um dos poucos municípios que possui a legislação que permite o acompanhamento da doula, mas a luta pela presença dessas profissionais nas salas de parto acontece em vários lugares do Brasil. É um progresso que tenhamos a chance de entender a figura da doula e fazer com que ela participe do processo de parto”.

    Luciane vê as doulas como peças fundamentais na assistência humanizada. “As doulas também dão apoio à equipe assistencial, tanto para os médicos como para as enfermeiras. Hoje contamos com doulas voluntárias especialmente aos fins de semana, mas o hospital está sempre de portas abertas para o serviço e incentiva as pacientes a trazerem suas doulas”.

    O presidente Mário Hildebrandt destaca o apoio do hospital no cumprimento da lei, uma vez que foi a primeira instituição a desenvolver uma cartilha específica para essas profissionais. “O índice alcançado pelo hospital é fruto de diversas ações, sendo uma delas o cumprimento e apoio à Lei das Doulas. Diversos estudos mostram a importância do parto natural, especialmente no fortalecimento de vínculo entre a mãe e o recém-nascido, além das questões relacionadas à saúde do bebê. O Hospital Santo Antônio está no caminho certo na implantação das ações que garantem a melhoria no atendimento”.

    Em 2015, a instituição pretende diminuir ainda mais o número de cesáreas. Para isso, o hospital está implantando uma sala de parto natural, que será mais adequada para receber gestante, doula e acompanhante e contará com banheira, cromoterapia e espaço para a utilização da bola suíça no trabalho de parto. 

    Foto: Denner William | Agência Câmarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa Câmarablu