Página principal
28-05-2013

Inauguração da nova sede reforça a independência entre os poderes

  • Vanderlei e Napoleão cortam a fita, inaugurando oficialmente a nova sede da Câmara

    Ao abrir a solenidade de inauguração da Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (28), o presidente Vanderlei de Oliveira (PT) lembrou a primeira sessão do Poder Legislativo municipal, em janeiro de 1883, com sete parlamentares. Na oportunidade, homenageou o ex-presidente da Casa, Carlos Braga Müller.

    Vanderlei agradeceu os vereadores e os servidores da Câmara pelo empenho e dedicação durante o período de transição para o novo prédio. O presidente classificou a inauguração como “um dia histórico e inesquecível” para a sociedade, que há muito cobrava um espaço independente para a Câmara. “O ato inaugural é revestido de grande simbolismo porque a separação física reforça a independência entre os poderes, definida pela Constituição”, afirmou.

    Para o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB), a inauguração da nova sede é um momento histórico para Blumenau, pois a Câmara de Vereadores é um espaço para a representação da comunidade. “A separação física não vai impedir que Executivo e o Legislativo estejam unidos na luta pela melhoria da cidade”, afirmou, destacando a importância da Câmara no processo da consolidação da democracia.

    O ex-presidente da Câmara entre 1981 e 1983, Carlos Braga Müller, lembrou alguns fatos da história do Legislativo blumenauense, destacando que tudo iniciou a poucos metros do novo espaço, na antiga sede da Prefeitura. “Pela primeira vez, em 130 anos, a Câmara de Blumenau passa a ocupar um espaço próprio. Coincidentemente, na mesma região em que o fundador da cidade escolheu para dar início à colônia. Fincar a bandeira da Câmara nesse sítio histórico tem um significado expressivo”, disse, ressaltando a importância política e histórica da mudança da Câmara para o novo local.

    Benção

    O novo prédio da Câmara de Vereadores de Blumenau, na esquina das ruas das Palmeiras e XV Novembro, foi abençoado pelo bispo diocesano, Dom José Negri, pelo pastor luterano, Gilson Ricardo Hoepfnear, e pelo pastor da Assembleia de Deus, José Ferreira. Os religiosos pediram a Deus que ilumine os vereadores e servidores da Câmara para que possam servir a sociedade.

    Em seguida, houve o corte da fita inaugural pelo presidente Vanderlei e pelo prefeito Napoleão. Depois foi inaugurada a galeria dos ex-presidentes da Câmara de Blumenau, no terceiro andar do prédio, ao lado do plenário.