Página principal
14-05-2014

Hemocentros fazem campanha para manter estoques na Copa

  • doacao de sangue nos hemocentros durante a copa

    Doação de sangue

    Mudança de rotina por causa dos jogos e férias escolares podem fazer com que doadores regulares deixem de doar

    A Copa do Mundo vai começar e os hemocentros do País se organizam para que os estoques de sangue não fiquem baixos durante o evento. Pois assim como o período de férias, final de ano ou carnaval, a quantidade de doações costuma cair quando se muda a rotina da cidade, o que deve ocorrer no Mundial de 2014.

    Durante os dias de jogos – que vai de 12 de junho até 13 de julho – as 12 cidades-sede terão um maior fluxo de pessoas, muitas festas e mudanças na rotina das cidades. Isso pode fazer com que doadores regulares deixem de doar, diminuindo os estoques dos hemocentros. O período ainda coincide com as férias escolares do meio do ano, o que pode contribuir ainda mais com a falta de doadores regulares na cidade.

    Na Copa das Confederações de 2013, o Ministério da Saúde já tinha feito um encontro com todos os hemocentros dos estados para discutir estratégias e ações de coleta de sangue e planos de contingência para possíveis imprevistos, como desastres naturais ou outros problemas. “Mesmo crendo que não teremos dificuldades, é fundamental trabalharmos com planejamento. De qualquer forma é importante que os doadores façam suas doações de sangue antes da Copa. Eles são essenciais para que seja possível garantir a disponibilidade de sangue no período do evento” ressalta Maria de Fátima Montoril, coordenadora-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.

    Cada estado desenvolve uma estratégia para manter seus estoques em níveis adequados, cabendo ao Ministério, em eventuais situações críticas, articular com todos os hemocentros e prestar o apoio necessário. Em Minas Gerais, por exemplo, a fundação Hemominas – que administra a coleta de sangue e os hemocentros do estado – fez um trabalho de coleta de sangue antes da Copa das Confederações, que será replicado na Copa do Mundo.

    Devido ao sucesso do plano implementado por ocasião da Copa das Confederações e na expectativa de um evento organizado e tranquilo como aquele, determinamos a mesma estratégia para a Copa do Mundo de 2014”, conta a coordenadora substituta do Gabinete de Crise da Fundação Hemominas, Raquel Baumgratz Delgado.

    A Fundação de Minas Gerais construiu um plano para possibilitar um aumento de 20% nos estoques do estado, conforme recomendações do Ministério da Saúde. A estratégia prevê que todas as Unidades Regionais de coleta de bolsas de sangue façam um esforço contínuo para aumentar as doações e permitir que os níveis permaneçam adequados durante todo o evento. Para tal, as iniciativas visando aumentar o nível dos estoques irão começar já no dia 19 de maio.

    Foto: Acervo Google Imagens | Disponível em: www.rio.rj.gov.br

    Fonte: Blog da Saúde | Hemocentros – Portal Brasil