Página principal
22-03-2018

Grupo de Apoio à Adoção de Blumenau destaca na tribuna projeto em favor das famílias adotantes

  • tribuna22marco18_1

    A vice-presidente do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Blumenau (GEAAB), Iara Parisoto, ocupou a tribuna livre, na tarde desta quinta-feira (22), para falar sobre o projeto “Nosso filho chegou, e agora?”, aprovado em 2017 pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), financiado pelo Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). Explicou que o projeto possibilita o acompanhamento por profissionais habilitados às famílias adotantes.

    Disse que o projeto preenche uma lacuna existente por parte do Judiciário, que oferece a visita de assistente social e psicólogo forenses, mas que não atende de forma efetiva as famílias que adotam crianças e adolescentes. Esclareceu que o público alvo do projeto são as famílias que adotam crianças acima de três anos e adolescentes, a chamada “adoção tardia”, e grupos de irmãos, além daquelas que detém a guarda provisória. “Percebemos que falta orientação e apoio a esses adotantes, no período dos seis primeiros meses de convivência com os adotados. Foi pensando nisso que surgiu o projeto”. Destacou que o número de casos de devolução de crianças e adolescentes com mais de seis meses de convivência com a nova família é significativo.

    Segundo Iara, o grupo tenta ajudar as famílias para a adaptação, mas que a necessidade de acompanhamento de profissionais é crucial e que nem sempre os adotantes têm condições financeiras para arcar com os custos do acompanhamento profissional.

    Ela anunciou que este ano, o Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Enapa), que reúne desde 1996 membros dos grupos de apoio, juízes, promotores, psicólogos, assistentes sócias, advogados, pais e filhos por adoção, voluntários, estudantes e público interessado no tema, será em Bonito (MS). Disse que nesse evento Blumenau vai se candidatar para sediar o Enapa de 2019.

    Agradeceu ao prefeito Napoleão Bernardes (PSDB), ao vice-prefeito, Mário Hildebrandt (PSB), ao secretário de Desenvolvimento Social, Oscar Grotmann, e demais gestores do município pelo apoio que o GEAAB recebeu para poder sediar o próximo Enapa. Também agradeceu a agência de propaganda “República”, da Furb, que elaborou o material de divulgação que será apresentado no encontro em Bonito.

    Lembrou que as pessoas podem contribuir com o FIA por meio da dedução do Imposto de Renda da Pessoa Física, e que assim estarão contribuindo para projetos em favor das crianças e adolescentes de Blumenau.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa RM CMB