Página principal
27-09-2018

Governador do Lions de Blumenau divulga ‘Carta de Canela’ para alertar eleitores sobre o voto consciente e ético

  • tribuna27set18

    O governador do Distrito LD 5 do Lions Clube Internacional, Valdir Reis, ocupou a tribuna na sessão desta quinta-feira (27) para divulgar a “Carta de Canela”, que defende o voto consciente e comprometido com a ética. O documento foi criado no encontro ocorrido entre 30 de agosto a 1º de setembro na cidade de Canela (RS), que reuniu os nove governadores do Lions dos três estados da região Sul, juntamente com o Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LD.

    Ao ler a “Carta de Canela” na íntegra, ele explicou que ela registra o que o Lions, presente em 210 países, pensa sobre a eleição no Brasil deste ano. Disse que o documento representa um compromisso do Lions e a preocupação do mesmo com o bem estar cívico, cultural, social e moral da comunidade brasileira.

    A Carta de Canela afirma que a Nação atravessa uma das maiores e piores crises morais no setor público, político e administrativo, além de uma desenfreada ação de corrupção instalada em diversos setores do governo, nos órgãos do Executivo e Legislativo, em conluio com segmentos do empresariado, causando prejuízos financeiros ao País e à sociedade. Relata que esses atos atingem e prejudicam atividades vitais, como a saúde, a segurança pública e a educação, citando alguns.

    O documento expressa que “é dever do movimento leonístico se posicionar, repudiar e denunciar todas as formas de comportamento espúrio como a corrupção, lavagem de dinheiro, caixa dois, propinas, poder paralelo, suborno, receptação, entre outros”.

    Diz também que o leonismo deve demonstrar, como exercício de cidadania, o mais veemente repúdio com todas as formas e atos que se desviem da honestidade pública e do ordenamento das instituições, zelando pela manutenção e edificação dos conceitos da moral e decência, próprios do exercício da democracia. Com base nisso, a Carta de Canela ressalta que o Lions defende o como ação única alertar a sociedade para o voto consciente na escolha dos candidatos e candidatas para os cargos eletivos, “a fim de que o eleitorado possa escolher e identificar os candidatos pela ficha limpa os cidadãos e cidadãs plenamente qualificados para o exercício dos mandatos eletivos”, destaca o documento.

    Também explica que a manifestação por intermédio e aquiescência dos governadores do distrito de LD1 a LD9, que assinam a Carta, abrange 500 clubes de serviços do Sul do Brasil, e defende o trabalho de trabalho de conscientização junto à comunidade de eleitores “para a escolha de candidatos probus, ficha limpa, comprometidos com ética, e que venham criar uma nova e positiva perspectiva de conduta de decência por uma nação que clama por essas modificações”.

    O documento relata que as atividades a serem desenvolvidas pelos clubes de Lions serão sem cores partidárias e poderão ser das mais diversas formas, como panfletagem, palestras e comunicações por meio da mídia, afirmando que é uma oportunidade ímpar para o leonismo colaborar com os movimentos de moralização da política e contribuir para a normalidade das instituições.

    Ao concluir a leitura da Carta de Canela, Valdir Reis disse que o Lions e quem trabalha com serviços de voluntariado pedem encarecidamente por rum mundo melhor. “Vamos acreditar que o nosso pais vai melhorar. Nós vivemos um momento ruim, mas nós, que fizemos parte deste momento, vamos ajudar a transformar o mundo”, assinalou.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Rafael Carrasco CMB