Página principal
29-06-2017

Frente Parlamentar em Defesas de Políticas de Mobilidade Urbana debate Programa Cidade Jardim e Movimento Maio Amarelo

  • frente_mobilidade28junho17

    Na segunda reunião da Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas de Mobilidade Urbana, realizada na noite de quarta-feira (28), no Plenário da Câmara de Vereadores, o grupo recebeu informações detalhadas sobre o Programa Cidade Jardim, lançado recentemente pela Prefeitura, e também do Movimento Maio Amarelo. Instalada em maio, o objetivo dessa Frente Parlamentar é firmar parcerias com organizações não governamentais e entidades públicas a fim de reunir forças para buscar solucionar os problemas relativos à mobilidade urbana no município.

    As gerentes da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana, Jane Rodrigues e Graziele Metzner, explicaram as 10 principais ações que envolvem o Programa Cidade Jardim, coordenado por aquela secretaria. O Programa objetiva readequar a distribuição dos recursos, além de melhorar a prestação dos serviços executados pela secretaria em todos os bairros.

    Entre as medidas destacam-se as que vão facilitar a participação dos contribuintes, cidadãos e empresários, na manutenção e conservação de praças, ruas e calçadas. Elas disseram que a legislação pertinente para cada caso foi readequada e outras foram apresentadas e sancionadas para que as ações pudessem ser colocadas em prática.

    Especificamente sobre manutenção de calçadas e de terrenos baldios, relataram que iniciou nesta semana a fiscalização por uma equipe de seis fiscais que vão percorrer as ruas e notificar os proprietários para que executem as melhorias necessária nos passeios e as roçadas. Em caso de não atendimento ao prazo estipulado, a Secretaria executará os serviços, que posteriormente serão cobrados do contribuinte juntamente com o IPTU. Será dada prioridade às áreas e calçadas próximas a escolas, postos de saúde e outras instituições públicas.

    O Programa Cidade Jardim contará também com um aplicativo que permita ao contribuinte solicitar reparos de buracos e outros problemas que precisam ser resolvidos com urgência nas ruas. Outra ação que merece destaque dentro do Programa é o concurso para eleger o mais belo jardim da cidade, com o intuito de valorizar uma característica bem forte da população blumenauense que sempre se dedicou à manutenção de jardins e quintais. O concurso deverá fazer parte da programação de aniversário do município.

    O presidente da Frente, vereador Jens Mantau (PSDB), comentou que é muito gratificante ver que muitas ações já estão sendo tiradas do papel e de fato acontecendo para o bem dos cidadãos e de toda a cidade.

    Maio Amarelo

    O diretor de Políticas Integradas de Segurança, da Secretaria de Defesa do Cidadão, Fabiano Pamplona, relatou as ações em Blumenau do Maio Amarelo, movimento internacional que busca chamar atenção da sociedade para a violência do trânsito, buscando reduzir acidentes e mortes nessa área.

    Fabiano disse que o movimento contou com participação de 109 entidades públicas e privadas. Destacou que houve um aumento de 400% em atividades comparado ao ano passado. Disse que houve atividades nos 30 dias do mês de maio, e que em alguns dias, aconteceram mais de uma ação, fazendo com que a equipe de organização tivesse que se dividir para atender a demanda. “Conforme os eventos foram acontecendo, mais e mais pedidos chagavam a nós“, salientou. Reiterou que foi muito gratificante ver que a mensagem estava chegando à população, abrangendo desde os mais pequeninos.

    Relatou que foram promovidas 68 palestras, 12 blitze educativas e diversos passeios com crianças. Destacou a parceria com o Sindicato das Seguradoras e a formação de multiplicadores, uma iniciativa inédita do Movimento Maio Amarelo de Blumenau. Segundo Fabiano, 92% dos eventos programados neste ano foram cumpridos.

    A Frente Parlamentar de Defesas Públicas é formada pelos vereadores Jens Mantau (PSDB) como presidente; Alexandre Caminha (PROS), como relator; Ricardo Alba (PP), Gilson de Souza (PSD) e Alexandre Matias (PSDB).

    A próxima reunião está marcada para o dia 26 de julho e os assuntos a serem debatido serão os projetos em trâmite na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, em especial aqueles que tratam da implantação de ciclovias e ciclofaixas, e também o transporte coletivo, com a participação do Seterb.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Imprensa CMB