Página principal
15-05-2014

Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana se reúne para debater ações em Blumenau

  • frente parlamentar

    Aconteceu na noite desta quarta-feira (14), na sala de reuniões do plenário da Câmara de Vereadores de Blumenau,  o encontro da Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana. Participaram do evento o presidente da Câmara, Vanderlei de Oliveira (PT); o vereador presidente da Frente Parlamentar, Jens Mantau (PSDB); o vereador relator, Beto Tribess (PMDB); o vereador, Airton Maçaneiro (PR); representantes da Associação Blumenauense pró-Ciclovias (ABC Ciclovias); da Associação Blumenauense de Deficientes Físicos (Abludef) e do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB Núcleo Blumenau).
     
    Veja as imagens do encontro:
     
    Diversos assuntos foram discutidos no encontro, entre os quais as melhorias e ampliação das ciclovias na cidade, adequação dos passeios públicos às normas de acessibilidade para pessoas com deficiência, avaliação do sistema de transporte coletivo, reurbanização de ruas e avenidas do município, e obras em rodovias federais e estaduais.
     
    Além das discussões já realizadas na Câmara, nós já tivemos alguns fatos novos, projetos, algumas questões que avançaram e alguns que ainda não avançaram. Vamos fazer com que o Poder Legislativo seja o instrumento para fazer com que estas questões sejam mais movimentadas”, declarou Vanderlei, recordando que a Casa já tem discutido o tema da Mobilidade Urbana através de audiências, e também acompanha a elaboração do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência
     
    O presidente da Frente Parlamentar, Jens Mantau, lembrou que na última sexta-feira (9) foi realizada a assinatura de convênio entre a Prefeitura de Blumenau e a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 61,7 milhões para obras de mobilidade urbana. Os recursos são do Programa Pró-Transportes do PAC II do Governo Federal e com a contrapartida da Prefeitura os investimentos na cidade vão chegar a R$ 65 milhões. “Temos que fazer uma avaliação daquilo que já existe e fazer um planejamento daqui para frente, para saber o que podemos fazer. Nós somos apenas vozes, não temos o poder de realizar, mas queremos poder auxiliar a cidade. Quem sabe possamos acompanhar mais de perto, aonde vai ser feita cada obra, e assim possamos sugerir ao Poder Executivo algumas das nossas contribuições”, afirmou Mantau, informando que serão beneficiados 18 bairros da cidade.
     
    Entidades
     
    A forma de execução dos projetos para as vias públicas em Blumenau foi objeto de críticas dos representantes da ABC Ciclvias, Abludef e AIB. De acordo com as entidades as obras feitas na cidade não contemplam adequadamente as necessidades dos pedestres, pessoas com dificuldade de mobilidade ou com deficiência física e os ciclistas. Eldon Egon Jung, da ABC Ciclovias, elencou diversos pedidos sobre o tema: 
     
    * Fiscalização sobre as calçadas irregulares; 
    * Implantação de faixa travessia elevada; 
    * Fotografias aceitas como prova para punição de infrações de trânsito; 
    * Determinar a velocidade máxima de 30 km/h em diversas ruas; 
    * Orçamento de obras públicas para mobilidade alternativa equivalente ao destinado às pistas de rolamento; 
    * Ampliar o número de guardas de trânsito; 
    * Viabilizar aplicação da legislação da distância de  1,5 metros entre carros que passam ao lado dos ciclistas nas vias públicas; 
    * Tarifa gratuita no transporte coletivo; 
    * Garantir 5% dos valores arrecadados com multas destinado à mobilidade alternativa e campanhas educativas; 
    * Garantir que a execução das obras corresponda ao que for projetado e verificar quem emite a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de Obras e Serviços;
    * Estabelecer o padrões de mobilidade urbana; 
    * Desenvolver campanhas educativas; 
    * Acompanhar a duplicação da BR 470 e Ferrovia da Integração.
     
    Ao final da reunião ficou decidido que haverá reunião mensalmente entre os vereadores e os representantes das entidades, às 19h, da última quarta-feira de cada mês. Também no dia 21 de maio, os parlamentares irão participar de um novo encontro com a ABC Ciclovias, que deverá contar com a presença de Alexandre Gevaerd, secretário de Planejamento Urbano da Prefeitura Municipal de Blumenau, para conversar sobre os assuntos discutidos na Frente Parlamentar. 
     
    Foto: Marlon Dumke | Agência CamaraBlu
    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu