Página principal
30-11-2017

Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana apresenta obras de trânsito e acessibilidade a alunos da EEB Pedro II

  • frente30nov17

    A Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas de Mobilidade Urbana do Município de Blumenau realizou a última reunião do ano na noite desta quarta-feira (30) na Escola Estadual Básica Pedro II. Estiveram presentes o presidente da Frente, vereador Jens Mantau (PSDB), o vereador Ricardo Alba (sem partido), o vice-prefeito e secretário do Programa de Mobilidade Sustentável e de Projetos Especiais, Mário Hildebrandt (PSB), e o vice-presidente da Abludef, Vilmar José Balsan.A intenção da reunião foi mostrar aos estudantes as obras previstas para a cidade que vão auxiliar no enfrentamento dos problemas referentes a mobilidade urbana do município. Outro assunto abordado foi a importância de oferecer uma cidade acessível para deficientes e pessoas com necessidades especiais.

    O presidente Jens Mantau afirmou que não havia melhor maneira de encerrar os trabalhos da Frente do que contando com a participação da comunidade. “Todas as esferas da sociedade foram representadas nas nossas últimas reuniões e o encerramento não poderia ser diferente. Até porque esses estudantes são pedestres, ciclistas e futuros motoristas. Queremos ouvir e informar a eles o que a cidade está planejando para os próximos anos. É dessa forma que a casa do povo tem que atuar, indo ao encontro da comunidade”, ressaltou.

    O vice-prefeito Mário Hildebrandt apresentou aos estudantes as obras previstas para os próximos anos, incluindo novas pontes que serão construídas. “Vim explanar as principais obras que já estão em andamento, dando a condição de que eles possam ter o conhecimento, fazer a interpretação e também ter a visão do que vai acontecer em breve na cidade e que vai trazer um resultado extremamente positivo para a população”, assinalou, acrescentando que espera que essas melhorias tragam mudanças significativas e fundamentais no trânsito da cidade.

    O vereador Ricardo Alba também frisou que é fundamental que o Executivo e o Legislativo mostrem para a sociedade as mudanças no trânsito, na mobilidade urbana e na acessibilidade que vão ocorrer nos próximos meses. “Isso envolve o cotidiano de todas as pessoas e inclusive dos estudantes. Essa é a importância de o Executivo e da Frente Parlamentar virem aos colégios e mostrar aos professores e alunos a necessidade das mudanças que vão ocorrer no futuro próximo da cidade”.

    Já o vice-presidente da Abludef, Vilmar José Balsan, foi à reunião falar aos estudantes sobre a mobilidade para quem anda a pé. “Vemos muitos pedestres que não sabem andar pelas ruas, veem uma faixa de pedestres e atravessam sem olhar para os semáforos. Existem regras no trânsito que precisam ser seguidas por todos”, afirmou. Ele também avaliou que com as obras previstas, a cidade precisa garantir condições para o tráfego de pessoas com necessidades especiais. “Ter respeito com o deficiente é dar condições para ele transitar nas ruas, com calçadas rebaixadas, piso podotátil e sinaleiras com sensor sonoro, que infelizmente ainda são raras em Blumenau”.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Reprodução TVL