Página principal
31-08-2017

Frente parlamentar da Câmara conhece detalhadamente as cinco obras de mobilidade e discute demandas trazidas por entidades

  • frente30agosto17

    A Frente Parlamentar em defesa de políticas públicas de mobilidade urbana de Blumenau se reuniu, na noite desta quarta-feira (30), com o objetivo de conhecer mais detalhadamente as cinco obras de mobilidade e o Plano de Segurança Viária, que recentemente tiveram as ordens de serviços assinadas pela Prefeitura de Blumenau. Além desse assunto, também se discutiu algumas demandas trazidas pela Associação Blumenauense de Deficientes Físicos (Abludef) e pela Associação Blumenauense pró-Ciclovias (ABC), que estão relacionadas à mobilidade urbana, a fim de que se busque soluções em conjunto com a administração municipal.

    Estiveram presentes na reunião, que aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, o presidente da frente, vereador Jens Mantau e o vereador Alexandre Matias, ambos do PSDB. Também o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Régis Evaloir da Silva; o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Ivo Bachmann Jr; o representante da Abludef, Wilmar Lore e o representante da ABC, Giovani Seibel. Além de assessores parlamentares, outros membros de entidades, do Executivo municipal e da sociedade.

    O presidente Jens Mantau destacou a importância dessas obras para o município. “Blumenau está recebendo um dos maiores investimentos dos últimos anos em relação à mobilidade urbana e à acessibilidade. O objetivo da reunião foi conhecermos, como vereadores e sociedade, essas obras para tirarmos algumas dúvidas e também a conhecer o trabalho da Abludef e as suas demandas a fim de buscar as soluções”, sinalizou.

    Na ocasião, o secretário municipal Régis Evaloir da Silva apresentou, por meio do grau de importância e de forma detalhada, essas cinco obras com o investimento de mais de R$ 90 milhões. A obras são o Terminal Integrado Oeste, no bairro Água Verde e o Terminal Integrado Norte e a rótula entre as ruas Pedro Zimmermann e Mário Giese; a duplicação da Rua Humberto de Campos; o binário das ruas Chile e República Argentina e a readequação da Rua General Osório, cujos os recursos são oriundos de financiamento obtido junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Além disso, fez um apanhado geral, apresentou alguns tópicos e justificativas do Plano de Segurança Viária que também teve a ordem de serviço assinada. Também falou do andamento do prolongamento da Humberto de Campos e a previsão de entrega da obra é para abril do próximo ano.

    “A secretaria tem estudado e planejado alternativas, junto com o Seterb, para a situação do trânsito no momento em que esses serviços forem avançando, buscando um menor impacto para a população. Nós estamos estudando desviar o trânsito para outras vias, os trabalhos serem feitos em horários alternativos, como à noite e aos fins de semana”, adiantou o secretário municipal, citando como exemplo a duplicação da Humberto de Campos que é uma obra importante de macrodrenagem que tem previsão de dois anos para finalização.

    Contribuições das entidades

    Na ocasião também foram abordados pelos presentes assuntos em relação à mobilidade das bicicletas, à sinalização de trânsito, as pontes previstas em outros projetos do município vindos com outros recursos. O representante da Abludef, por exemplo, registrou a preocupação com os passeios públicos para aquelas pessoas com mobilidade reduzida e deficientes físicos. O representante da ABC fez um breve relato das dificuldades enfrentadas pelos ciclistas no trânsito da cidade. Também abordou os atropelamentos e acidentes com os mesmos, em vias onde não se têm ciclovias e ciclofaixas e pediu providências nestas questões. Também abordou a situação da falta de sinalização vertical na ciclofaixa da Rua Nereu Ramos. Os secretários municipais responderam e esclareceram os questionamentos. A próxima reunião está prevista para o dia 27 de setembro.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa CMB