Página principal
26-02-2019

Frente de Mobilidade Urbana discute planejamento do ano e elenca duas pautas para próxima reunião

  • frente26fev19_1

    A Frente Parlamentar em defesa de políticas públicas de Mobilidade Urbana de Blumenau realizou, na manhã desta terça-feira (26), a primeira reunião do ano. O objetivo do encontro foi traçar um planejamento de ações, temas e demandas a serem debatidas neste ano com o Executivo municipal e as entidades da cidade que lutam por acessibilidade. Estiveram presentes os vereadores Jens Mantau (PSDB), que é o presidente; Alexandre Caminha (PP), que é o relator; Almir Vieira (PP) e Professor Gilson (PSD), membros, e o representante da Associação Blumenauense Pró-Ciclovias, Epaminondas Esteves Peixoto Neto. A ABC atua nesta frente desde a sua instalação.

    Os presentes definiram que a próxima reunião, a realizar-se no dia 28 de março, às 19 horas, nesta Casa Legislativa, vai tratar sobre a organização do Movimento Maio Amarelo em Blumenau e também servirá para questionar a Blumob, que é a empresa concessionária de transporte coletivo da cidade, o que é oferecido para capacitar os motoristas de ônibus que lidam diariamente com os usuários, a comunidade e o trânsito da cidade.

    “A empresa será convidada a participar da reunião para conhecermos o cronograma de treinamento que oferecem aos funcionários. Também é de fundamental importância a Câmara participar do Movimento Maio Amarelo, pois prevenir custa muito menos. Vamos ouvir as entidades que lutam por acessibilidade sobre estes assuntos e outras demandas que tiverem”, antecipou o presidente, acrescentando que serão convidadas a Associação Blumenauense de Deficientes Físicos (Abludef); Associação de Cegos do Vale do Itajaí (Acevali), a Apae Blumenau, entre outras.

    O parlamentar Alexandre Caminha destacou a importância do trabalho desta frente parlamentar e defendeu a necessidade, juntamente com o poder público e a sociedade, de se discutir, de fazer encaminhamentos e de fazer investimentos em meios de transportes alternativos para tornar o trânsito da cidade mais eficiente.

    “Fiz alguns encaminhamentos nesta frente, inclusive no que diz respeito ao rebaixamento de calçadas tanto para acessibilidade do cadeirante como para o ciclista que passam por inúmeras dificuldades. Defendo a criação de mais ciclofaixas e ciclovias. É preciso abrir horizontes e mudar o nosso modal de transporte, seja por meio das bicicletas normais ou elétricas, que são formas práticas, rápidas e econômicas de se locomover. É preciso incentivar e dar a possibilidade para que as pessoas experimentarem com segurança outras alternativas de locomoção”, salientou, informando que pediu ao presidente desta Casa Legislativa, vereador Marcelo Lanzarin (MDB), que se estude a possibilidade de aquisição de uma bicicleta elétrica para deslocamento dos funcionários da Câmara na região central da cidade.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Imprensa CMB

    frente26fev19_2