Página principal
14-06-2018

Fórum regional sobre envelhecimento e Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa são temas da tribuna livre

  • tribuna14junho2018_2

    No início da Sessão Ordinária desta quinta-feira (14), a presidente da Fundação Pró-Família, Cristiane Loureiro, ocupou a tribuna livre para registrar a realização do 1º Fórum Regional do Envelhecimento Ativo e Sustentável do Médio Vale do Itajaí. Da mesma forma, a coordenadora do Conselho Municipal do Idoso de Blumenau, Maria Augusta Caldeira Koch Buttendorf, falou do Dia Mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa, celebrado nesta sexta-feira (15).

    A presidente da Pró-Família destacou que o 1º Fórum Regional do Envelhecimento Ativo e Sustentável do Médio Vale do Itajaí, será realizado dia 19 de junho, no Teatro Michelangelo. Sustentou que o evento contará com a presença do médico especialista em envelhecimento no Brasil, Alexandre Kalache. “Há mais de 30 anos ele pesquisa sobre o envelhecimento. Ele dirigiu durante 14 anos o Programa Global de Envelhecimento e Saúde da Organização de Saúde, na Suíça”, explicou.

    Loureiro afirmou que idosos da Fundação Pró-Família foram objetos de estudo do Dr. Alexandre Kalache. Destacou que segundo o especialista, atualmente a cidade de Blumenau é composta por 14% de pessoas idosas e até 2050 esse número subirá para 30%. “Por isso a importância de discutirmos políticas públicas voltadas ao idoso na cidade”, defendeu.

    tribuna14junho2018_1

    A Conselheira do Conselho Municipal do Idoso, Fabiana Gonçalves Felix Maciel, também ocupou a tribuna e falou sobre o Dia Mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa, celebrado nesta sexta-feira (15). “Em 2050 teremos dois idosos para cada criança no Brasil”, apontou.

    Apresentou as principais violências registradas nos anos de 2016 e 2017, em Blumenau. “A maior violência que existe contra o idoso é o abandono e a negligência, seguida da violência psicológica, depois vem a violência física, acompanhada de perto pela violência financeira e patrimonial”, lamentou.

    Falou de a importância das pessoas preservarem a autonomia dos idosos. “Precisamos preservar a autonomia deles, para que possam gerir suas vidas, escolher as roupas que irão usar e também administrar o próprio dinheiro”, enfatizou.

    Por fim, pediu que os vereadores estejam atentos às necessidades das pessoas idosas e convidou os parlamentares a visitarem o Conselho Municipal da Pessoa Idosa para conhecerem a realidade dos idosos em Blumenau.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa RM CMB