Página principal
12-12-2014

Formada primeira turma de Agentes Mirins de Defesa Civil

  • 698

    O salão nobre da Prefeitura lotou na manhã desta quinta-feira, dia 11, com a cerimônia de entrega dos certificados de Agentes Mirins de Defesa Civil aos 20 alunos da Escola Básica Municipal (EBM) Visconde de Taunay. O evento contou com a participação de autoridades municipais, entre elas a secretária de Educação, Helenice Luchetta, e o secretário de Defesa do Cidadão, Telmo Gonçalves Duarte. Na oportunidade, o prefeito Napoleão Bernardes disse que é mais um momento importante não somente para o município, mas também para as crianças que vão levar esse conhecimento para ajudar outros a enfrentar os desastres e assim atuar na prevenção destas ocorrências.

    Helenice Luchetta reforçou, durante a entrega dos certificados, que a “educação vai além dos muros da escola, e que precisamos trabalhar a prevenção para que no futuro não tenhamos problemas”. A secretaria de educação disse ainda que, durante este ano, mais de dois mil alunos foram contemplados com o Programa Defesa Civil na Escola, uma iniciativa da Secretaria de Defesa do Cidadão para ajudar a cidade. Com o evento, a Prefeitura também encerrou as atividades deste ano desenvolvidas pelo Programa Defesa Civil na Escola.

    Para Ezequiel Tribess, de 13 anos, ser um Agente Mirim de Defesa Civil permitiu ampliar a visão sobre os fatos que acontecem no município, em especial na mudança de percepção. “Antes de ser um Agente Mirim de Defesa Civil eu olhava a tudo sem perceber algumas coisas. Isso mudou, minha percepção ficou melhor. Este ano foi muito importante na minha vida”, disse Ezequiel, segurando o certificado.

    Defesa Civil na Escola

    Criado em 2013, o Programa Defesa Civil trabalha com temas relevantes à cidade, como prevenção de desastres junto às comunidades escolares. O objetivo principal do programa é provocar uma mudança cultural de proteção individual e coletiva contra riscos e desastres. Somente neste ano, foram 10 escolas da rede pública, localizadas em áreas susceptíveis a ocorrências de eventos adversos severos contempladas com o Defesa Civil na Escola. Os trabalhos desenvolvidos foram diretamente com alunos do 4º ano dos educandários. Para 2015, além de mais escolas públicas, o programa será feito na Escola de Educação Básica Hermann Hamann e a Escola Barão do Rio Branco.

    Assessor de Comunicação: Joni César
    Foto: Eraldo Schnaider