Página principal
23-05-2013

FELÍCITAS LANSER FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ADOÇÃO E DO GEAB

  • FELICITAS

    A assistente social, Felícitas Lanser, coordenadora do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Blumenau (Geab), usou a tribuna da Câmara para falar sobre a Semana Nacional da Adoção. A semana começou nessa segunda (20) e se estende até o próximo sábado, 25, quando é comemorado o Dia Nacional da Adoção.  Ela explicou o trabalho do grupo e da importância da adoção, especialmente a de crianças maiores, adolescentes e deficientes, as que mais precisam de uma família e de um lar.
    O Geab funciona há 14 anos e reúne pessoas encaminhadas pelo Poder Judiciário, porque se inscreveram como pais adotivos ou já são pais adotivos ou são filhos adotivos. “Mas o grupo está aberto a toda comunidade.”, informou, acrescentando que, mensalmente, há encontros temáticos e que o convite é feito por e-mail a aproximadamente 300 pessoas com vínculo à adoção ou interessados no tema. “Uma média de 100 pessoas participam das reuniões”, contou.
    Felícitas destacou também o trabalho de preparação dos pais adotivos, que é realizado pelo grupo, com o apoio da Vara da Infância e da Juventude e do Serviço Social do Fórum. Ressaltou que, em Santa Catarina, são muitas as iniciativas para apoiar a adoção. Entre as quais citou a campanha realizada pelo Judiciário, Alesc, OAB e Corregedoria do Estado. “A campanha procura sensibilizar a adoção de crianças maiores e adolescentes, que ainda estão nos abrigos e, muitas vezes, em situação não bem resolvidas juridicamente”, revelou.
    A coordenadora aproveitou para pedir o apoio dos vereadores para a adoção legal e conclui com a seguinte mensagem, retirada de um de seus livros: “Nem todos seres humanos serão doutores, os filhos biológicos ou adotivos nem sempre serão o que sonhamos, os filhos biológicos ou adotivos, mas todos tem a capacidade de serem felizes”, frisou.