Página principal
16-08-2018

Exposição ‘Astronomia’ da EBM Lauro Müller está aberta para visitação no Salão Nobre da Câmara

  • expo_astronomia15agosto18

    O Salão Nobre da Câmara de Vereadores está sendo palco da Exposição “Astronomia” da Escola Básica Municipal Lauro Müller. A exposição é fruto de um projeto de mesmo nome de iniciativa de docentes de diferentes áreas do saber daquele educandário, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina. A exposição segue aberta para visitação do público até esta sexta-feira (17), das 7h às 19h.

    A Câmara abriu este espaço, por meio do projeto “Arte Pedagógica em Exposição”, criado este ano por iniciativa da Escola do Legislativo Fritz Müller. A proposta tem o intuito de reconhecer e valorizar as atividades, produções variadas e diferentes linguagens artísticas promovidas no espaço escolar dos dos CEis, das escolas públicas e privadas do município. “As unidades de ensino produzem muitos materiais ricos, bonitos esteticamente e de uma aprendizagem significativa para os alunos. Elas realizam suas exposições, mas ficam restritas naquele ambiente. Este projeto é uma forma de oferecer este espaço de exposição para que outros públicos tenham acesso”, salientou a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Zilda Rodrigues. Já foram contempladas as escolas Conselheiro Mafra e Professora Adelaide Starke.

    A coordenadora pedagógica dos anos iniciais da Escola Básica Municipal Lauro Müller, Maria do Carmo da Silva Ferreira Antunes, é uma das idealizadoras do projeto Astronomia. Ela explicou que ele está contemplado no PPP da escola e envolve todas as modalidades de ensino, desde o pré até o nono ano, que vão trabalhar este projeto dentro do conteúdo daquele ano. Nele são desenvolvidas diversas propostas pedagógicas, atendendo a modalidade de cada turma.

    O projeto interdisciplinar tem a missão de fomentar o interesse de todos os alunos pela Astronomia, Astronáutica e Ciências tecnológicas afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. O projeto envolve alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

    Ela disse que esta exposição, por sua vez, é desenvolvida com os estudantes do 3º Ano C, que trabalha com mais evidência o tema astronomia na sala de aula, através de pesquisa e propostas de experiências, entre outras atividades. “Nós observamos que, a partir da pesquisa, das temáticas, das maquetes, eles têm demostrado interesse e maior preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade, levando esses conhecimentos para seus familiares. A escola também está empenhada, tendo conquistado um resultado bem positivo em todo o contexto escolar e fora dele”, avaliou.

    A coordenadora informou que a escola desenvolveu com o 8º e 9º anos um telescópio e, com ele, já fizeram uma observação a lua. Outras datas estão agendadas. O educandário participou de uma feira na Sociedade Vasto Verde com o telescópio e vai participar, no próximo fim de semana, com o projeto de astronomia e com o telescópio na Feira Regional em Ilhota.

    Além da coordenadora, os outros idealizadores do projeto são o professor de Informática, Delvaine Pussinini e a professora referência da turma, Kátia Regina de Souza Rosa. “É muito importante para esta unidade divulgar aquilo que nós produzimos em sala de aula. Nós nos sentimos privilegiados com esta oportunidade de estarmos divulgando este trabalho”, pontuou, agradecendo a Câmara de Vereadores, através da Escola do Legislativo, pelo espaço cedido.

    As unidades escolares interessadas em expor deverão entrar em contato com a Escola do Legislativo, através de contato telefônico (47) 3231-1503/3231-1515. O tempo máximo da exposição é de sete dias.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Rafael Carrasco | Imprensa RM CMB