Página principal
10-04-2014

Ex-delegados de Blumenau recebem homenagem da Câmara de Vereadores

  • IMG_1312

    A Câmara de Vereadores homenageou na noite desta quarta-feira (9), com moção de louvor, oito ex-delegados da Polícia Civil que atuaram em Blumenau. A solenidade reuniu familiares e amigos dos homenageados e atendeu requerimento do vereador Cezar Cim (PP). A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TVL, e será reprisada neste sábado (12), às 21 horas, nos canais 16 da NET e 19 da BTV.

    Assista a matéria produzida pela TV Legislativa sobre a Sessão Solene

    Assista, na íntegra, o vídeo da Sessão Solene realizada

    Veja as imagens da Sessão Solene:

     

    A cerimônia foi coordenada pelo presidente da Casa, Vanderlei de Oliveira (PT), e além do vereador Cim, também acompanharam o ato solene os vereadores Beto Tribess (PMDB) e Adriano Pereira (PT).

    Foram homenageados Pascoal Azuri Fiamoncini, Vitor Anderle, Saul Treis, Osmar Alvino Dagnoni, Armando Santana Filho, Vinício Luiz Fiamoncini e Waldir Padilha. Também foi homenageada Jane Claudete Picolli, que faleceu em 2012. Os filhos Davi e Jean Picolli receberam a moção dirigida à mãe. Por motivo de saúde justificaram a ausência Waldir Padilha e Armando Santana. Também não esteve presente Vinicio Fiamoncini.

    Cezar Cim justificou a homenagem destacando que o grupo prestou um serviço digno, sério e honesto que muito honra a cidade. “Todos se aposentaram em Blumenau e merecem o reconhecimento do Legislativo”, confirmou, destacando que um dos diferenciais do trabalho desses oito profissionais é o fato de que colocaram amor e esperança no modo de fazer justiça.

    Também ressaltou que os ex-delegados jamais permitiram a ingerência política, se mantendo independente no trabalho, pautado na ética e no zelo pela comunidade. “Concepção que deveria estar em todo o funcionário público. Vocês incorporaram a máxima que a vida só vale à pena ser vivida quando ela é vivida em favor dos outros”, afirmou, desejando que a homenagem possa servir de orgulho para os próprios homenageados e para os seus familiares, além de servir de exemplo para todos aqueles que exercem a nobre função de delegado.

    Em nome dos homenageados falou Pascoal Azuri Fiamoncini, que agradeceu a deferência ressaltando que não se tratava de um simples tributo, mas de um grande reconhecimento. “Nós levaremos para o futuro, para mostrar aos nossos filhos e netos, com muito orgulho”, salientou. Aos colegas de profissão disse que aprendeu com todos.

    Ele agradeceu especialmente ao vereador Cezar Cim, dizendo que na condição de promotor de Justiça, sempre permitiu aos delegados um relacionamento e um trabalho conjunto. “Um trabalho pautado em muita dignidade, respeito, que resultou numa amizade sincera, sem vaidade e sem orgulho”.

     

    Perfil dos homenageados

     

    Jane Claudete Picolli, atuou na delegacia de Proteção à Mulher, na 2º Delegacia de Polícia e por fim, na Central de Polícia, antes de licenciar-se, em 2011. A ex-delegada morreu um ano depois, aos 58 anos. 

    Natural de Canoinhas, norte do Estado, Waldir Cesar Padilha chegou a Blumenau em 1988, onde assumiu a Delegacia de Investigações Criminais da cidade. Marca sua trajetória como delegado em Blumenau o fato de ter solucionado todos os casos de homicídios ocorridos na cidade e na microrregião. Foi também Diretor da Delegacia Especializada de Investigações Criminais do Estado (Deic), e apesar de inúmeras possibilidades de seguir carreira administrativa na Polícia Civil, preferiu o trabalho nas ruas. Em 2007 retornou a Canoinhas, e após ficar um ano afastado das funções por problemas de saúde, Padilha voltou a Blumenau, onde se aposentou no início deste ano. 

    Armando Sant’Ana Filho é natural de Florianópolis. Atou na Polícia Civil durante 30 anos, onde exerceu o cargo de chefe do setor de CNH, do setor de Trânsito, do Ciretran, sendo por 10 anos membro do Conselho Municipal de Trânsito. Foi delegado regional por quatro anos. Após a aposentadoria chefiou o IML de Blumenau por dois anos.

    Vitor Anderle nasceu em Taió, em 1946. Em julho de 1974 foi diplomado Delegado de Polícia e no mês seguinte assumiu o cargo na cidade de Lages. Em 1997 foi transferido para Blumenau exercendo o cargo de delegado adjunto da 3ª Delegacia Regional de Polícia e por duas vezes, foi delegado regional. Aposentou-se em 1996.

    Pascoal Azuir Fiamoncini é natural de Rio do Oeste. Antes de ser delegado foi escrivão de polícia concursado. Como delegado atuou entre 1983 a 2007, nas comarcas de Curitibanos, Lages e Blumenau, onde se aposentou. Foi membro do Conselho Municipal de Entorpecentes de Blumenau (Comen), entre 1992 e 1993, representando a Polícia Civil. Proferiu palestras em escolas, empresas e universidades sobre uso, tráfico, prevenção e repressão a drogas

    Vinício Luiz Fiamoncini nasceu em Rio dos Cedros. Chegou a Blumenau em 1970, ano em que foi nomeado para a Delegacia Especializada de Segurança Pessoal em Florianópolis. Em 1974 passou a ser titular da Delegacia Regional de Polícia e no ano seguinte foi nomeado superintendente da Polícia Civil do Estado. Retornou a Delegacia Regional de Blumenau em 1977, onde permaneceu até a sua aposentadoria. Fiamoncini foi presidente da comissão que elaborou o Estatuto da polícia Civil de Santa Catarina.

    Osmar Alvino Dagnoni é natural de Gaspar e nasceu em 1943. Em 1968 conclui o curso de Escrivão de Polícia na primeira turma de policiais civis concursados de Santa Catarina. No ano seguinte assumiu na Delegacia Regional de polícia de Blumenau, onde foi chefe do Ciretran e presidente da Comissão Examinadora para obtenção da CNH. Formou-se em Direito em 1985 e após aprovado em concurso público foi nomeado delegado do 2º Distrito Policial de Blumenau. Também exerceu a função no 1º e 3º Distritos. Dagnoni implantou a primeira Delegacia de Polícia de Atendimento à Mulher da região e foi delegado responsável pela Defesa do Consumidor na época do Plano Cruzado. Aposentou-se em 1993 quando exercia o cargo de delegado titular do 1º Distrito Policial de Blumenau.

    Único blumenauense de nascimento de todos os homenageados, Saul Treis foi aprovado no concurso para delegado em 1974 e inicialmente assumiu a delegacia da Comarca de Joinville. A transferência para Blumenau foi cinco anos depois. Primeiro atuou na delegacia da comarca de Blumenau, na época localizada na Rua Itajaí. Posteriormente assumiu no 1º Distrito e em seguida na Delegacia Regional, cargo que ocupou até a sua aposentadoria em 2001. 

    Foto: Renan Olaz | Agência CamaraBlu

    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu