Página principal
08-11-2017

Estudantes vão às urnas escolher representantes na Câmara Mirim 2018

  • eleicoes_mirins2017

    As eleições do Programa Vereador Mirim de Blumenau foram realizadas nesta quarta-feira (8), das 8 horas às 16 horas, nas dependências das 35 escolas inscritas das redes pública e particular de ensino. Aproximadamente 12 mil alunos estavam aptos a votar neste ano. Ao todo são 149 candidatos que concorrem a 15 vagas de vereador mirim titular e 15 vagas de vereador mirim suplente. A votação foi realizada por meio de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral.

    O assessor do Programa Vereador Mirim, Wagner Schanaider, informou que as eleições ocorreram conforme o esperado e tiveram grande adesão. “Registramos uma grande participação dos alunos que tiveram a oportunidade do primeiro contato com a urna eletrônica oficial. Foi um momento democrático gratificante no qual jovens puderam escolher seus representantes no parlamento municipal mirim”.

    Conforme a diretora da Escola Básica Municipal Machado de Assis, Solange Clebsch, a votação aconteceu de forma tranquila com duas urnas eletrônicas e aproximadamente 1100 alunos votantes. O educandário possui seis candidatos. A gestora expressou a importância de ter um representante da escola na Câmara Mirim. “Além de preparar os jovens para o futuro e para que sejam cidadãos conscientes, os estudantes aprendem, desde cedo, a como trabalhar em comunidade, a se preocuparem com a sua cidade. O projeto também trabalha a questão do que é ser um verdadeiro político. É bonito de ver que os alunos não só representam a cidade no parlamento mirim, mas dentro da escola também atuam como vereadores mirins e trazem melhorias para escola, para o bairro e para a cidade”.

    Para a atual parlamentar mirim Ana Carolina Luciani Corrêa, representante desse educandário e estudante do 9º ano, a experiência no Programa Vereador Mirim está sendo enriquecedora. “Nós tivemos o curso de oratória que nos ajudou a falar em público nas atividades dentro e fora do parlamento municipal. Com as formações, nós aprendemos sobre a cidadania, os três poderes e a Constituição. Esses conhecimentos foram importantes porque aprimoraram a nossa visão de mundo e pudemos repassar para os colegas em sala de aula e sermos multiplicadores dessas informações, que às vezes, não são tratadas no ambiente escolar”.

    A Escola de Educação Básica Professor João Widemann também participou das eleições. O educandário é atualmente representando pelo vereador mirim Marco Antônio Dias da Silva, que estuda no 9º ano. Ele lamentou que o mandato esteja chegando ao fim, mas por outro lado, disse que é a forma de dar a chance para outro estudante experimentar como é ser parlamentar mirim. “Está sendo uma experiência única e só aquele que passa pelo programa é que consegue explicar o que ele é realmente. A Câmara Mirim dá a oportunidade de o jovem participar da política e contribui para a sua formação como cidadão, trazendo aprendizados que servirão para vida”.

    A estudante Julia Lais Bento, do 9º ano, votou na João Widemann. “Este momento serviu de experiência para mim, como futura eleitora, e me deu a oportunidade de ter contato com o processo eleitoral, que para nós, jovens, é algo incomum dentro da escola e aparenta ser algo distante da nossa realidade. Eu espero que seja uma experiência boa para quem eu votei”. Já a aluna Ana Cristina Barni, também do mesmo ano, disse que o programa também é importante para a escola, pois desta forma os alunos têm mais contato e uma aproximação maior com o Poder Legislativo municipal e os representantes do povo. “Eu espero que o candidato em que eu votei faça o bem, consiga melhorar a nossa escola e cidade”.

    O resultado oficial das eleições será divulgado até as 14 horas do dia 17 de novembro de 2017, no site oficial da Câmara de Vereadores, onde também pode ser consultado o Regulamento Eleitoral. O resultado poderá ser divulgado antecipadamente.

    Os alunos eleitos serão diplomados em dezembro, no plenário do Poder Legislativo blumenauense, e o mandato se estenderá até 31 de dezembro de 2018.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB