Página principal
22-10-2018

Estagiários participam de oficina sobre a Lei da Atração com técnicas da programação neurolinguística

  • oficina_estagiarios22out18_2

    A Escola do Legislativo Fritz Müller promoveu, na manhã desta sexta-feira (19), a quarta oficina deste ano da Capacitação permanente para estagiários da Câmara de Vereadores. A oficina, que aconteceu no plenário do Poder Legislativo municipal, teve como tema “A Lei da Atração com a prática da PNL”. Os estagiários vão receber certificados de participação.

    Segundo a palestrante Moira Porto Petrucci, a programação neurolinguística (PNL) é uma arte de comunicação verbal e não verbal, que utiliza os cincos sentidos, utiliza reprogramação mental, a fala, mensagens positivas e técnicas que vão influenciar em nível inconsciente a mudança de crenças e padrões limitantes. “A PNL entende que através de reprogramação mental, você consegue alterar crenças, que um dia foram úteis para você e que hoje estão te limitando para conseguir aquilo que você deseja. Ela reprograma e resignifica aquela crença para que você atinja o resultado desejado”, apontou.

    Também foi abordado com os estagiários alguns pressupostos da PNL, como o mapa não é território; o que é possível para alguém é possível para mim; não existe fracassos, apenas feedbacks; todo o comportamento tem uma intenção positiva, entre outros. Ela também falou sobre Rapport, que é uma relação de sintonia e empatia com outra pessoa, mostrando técnicas, através de modulação de voz, tom de voz, comportamentos, gestos, para estabelecer contato mais facilmente com a outra pessoa e fazer com que ela entenda e aceite a mensagem que se desejar transmitir.

    Por fim, a palestrante aplicou um teste para descobrir dentro dos quatro sistemas representacionais, o visual, o auditivo, o sinestésico e o auditivo digital, quais os predominantes em cada um. “Este teste os ajuda a obter indicações úteis sobre como a pessoa pensa e como ela experimenta eventos e situações. Desta forma, permitindo melhorar a forma como eles se comunicam com ela, percebendo de que forma eles captam a informação que vem do ambiente”.

    Para a estagiária da Câmara, Isabella Beatrice Zink Bortolon, a formação foi muito interessante, o assunto despertou sua atenção e foi motivador, além disso a palestrante conseguiu ser objetiva e abordar bem o tema. “Eu desconhecia esta técnica, apesar de me interessar por estas questões. Eu aprendi sobre a importância de se ter uma energia positiva e focar em um objetivo bem claro para alcançar o que se deseja. Isso se aplica em tudo na vida, para se dar bem em uma prova, nas aulas da faculdade e até no meio profissional. É necessário entender a importância de conversar e saber compreender que os obstáculos e as barreiras são sempre um feedback, que devemos aprender com eles e não desistir ou se desestimular porque algo saiu errado. Nós devemos aprender com os erros e seguir por outro caminho”, concluiu.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Escola do Legislativo CMB

    oficina_estagiarios22out18_1