Página principal
08-09-2015

Escola do Legislativo realiza primeira aula do Curso de Libras

  • aula_libras_2015

    A Escola do Legislativo Fritz Müller promoveu, nesta terça-feira (8), a abertura e a primeira aula do Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) – nível básico. Aproximadamente 28 servidores do Poder Legislativo de Blumenau, entre efetivos, assessores parlamentares e estagiários, participaram da formação que aconteceu das 8h às 11h, no plenário.

    Neste primeiro encontro, os presentes conheceram um pouco sobre o cotidiano do sujeito surdo e da cultura surda, falaram sobre as tecnologias para as pessoas com e sem deficiências e, por fim, também aprenderam o alfabeto em Libras. O curso está sendo ministrado pelo professor de Libras, Patrício Fernando Vega Garrao, com auxílio do intérprete de Libras, Glaucio Porto da Silva.
    O objetivo é capacitar os funcionários da Câmara, em especial, os que prestam atendimento diretamente ao público, para que desenvolvam habilidades na prática da conversação com o cidadão surdo, por meio da língua brasileira de sinais.

    Segundo o professor, a iniciativa da Escola é importante, pois possibilita ao cidadão surdo, que vem à Câmara de Vereadores em busca de atendimento e informações, o fácil contato e de forma inclusiva, não tendo a comunicação interrompida. “Já passei por muitas dificuldades como deficiente auditivo, mas hoje em dia isso mudou. Sou formado em duas faculdades, tenho pós-graduação e experiência nesse trabalho, além de ter uma família bem estruturada e viajar bastante”.

    A recepcionista da Câmara de Vereadores, Samara Regina Coelho, classificou o curso como fundamental para auxiliar no seu trabalho e contou suas impressões sobre a primeira aula. “A maioria da população desconhece a Libras e a maneira de se comunicar com os deficientes. Percebi como a língua é complexa e os cuidados que devemos tomar ao nos comunicarmos, pois um sinal realizado de maneira equivocada pode comprometer o entendimento”.

    A capacitação está dividida em 13 encontros com duração de 3 horas, que acontecem semanalmente, às terças-feiras. O curso vai encerrar no dia 1º de dezembro, totalizando 40 horas/aula. Ao final, os participantes vão receber certificados.

    Professor
    Graduado em Pedagogia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2006. Possui pós-graduação em Educação Especial, pela Universidade Regional de Blumenau – (Furb), em 2010. Graduado em Letras, com habilitação em Licenciatura em Língua Brasileira de Sinas (Libras), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2011.Participou de nove cursos sobre Língua Brasileira de Sinais, totalizando 396 horas. Possui certificado de Proficiência em Libras – categoria usuário Libras surdo, com escolaridade em nível superior, fornecido pelo Ministério da Educação, em 2007.

    Intérprete
    Graduado em Ciências Biológicas pela Uniasselvi, em 2010. Tem pós-graduação em Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, pela Faculdade Guilherme Guimbala, em 2010. Possui formação básica, intermediária e avançada em Libras e curso de Literatura surda.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Escola do Legislativo Fritz Müller | Divulgação