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19-05-2017

Escola do Legislativo oferece Seminário de Percepção de Risco no Trânsito

  • 19052017

    A Câmara de Blumenau, por meio da Escola do Legislativo Fritz Müller, realizou, na tarde desta quarta-feira (17), o Seminário de Percepção de Risco no Trânsito. O evento, que aconteceu no plenário do Legislativo municipal, faz parte da programação do Movimento Maio Amarelo na cidade. O seminário contou com as presenças da chefe de gabinete da Presidência da Casa Legislativa, Silmara Silva, que na ocasião representou o presidente Marcos da Rosa (DEM), da assessora da Escola do Legislativo, Patricia Turcati e da vereadora mirim de Blumenau, Eyshela Suzana Martins, representante da Escola Básica Municipal Patrícia Helena Finardi Pegorim. Servidores municipais, representantes de entidades e autoridades do município também participaram do evento.

    A primeira palestrante Irene Rios, da Câmara Catarinense do Livro, refletiu e debateu sobre as consequências da violência viária e sobre procedimentos para melhorar esta situação. Trouxe o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, adotado pelo Movimento Maio Amarelo e estabelecido, neste ano, pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Refletiu o porquê e como educar para a segurança no trânsito. “A educação para o trânsito é um direito nosso e está na Constituição da República. O poder público deve estabelecer políticas públicas para trabalhar a educação para o trânsito. Nós temos o direito de ir e vir com segurança. Não podemos achar que o que acontece no trânsito é normal”, sustentou, apresentando dados do Ministério da Saúde (DATASUS) sobre mortes ocorridas no trânsito em Santa Catarina de 2003 a 2015.

    Em outro momento, sustentou que a sociedade precisa tratar das causas da violência viária, por meio de três pilares: a educação, a fiscalização e a engenharia, para que haja mais segurança no trânsito. “A fiscalização é importante e necessária, mas apenas punir não está resolvendo. É preciso trabalhar a educação para o trânsito com qualidade dentro das questões que estão por trás das infrações de trânsito, como a imperícia, a cultura, os valores e a percepção de risco, mostrando a utilidade dos equipamentos de segurança, a importância do uso de cinto de segurança, a maneira segura de transitar”, destacou, apresentando algumas estratégias de como educar para o trânsito.

    A educadora de trânsito do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Regina de Andrade apresentou o Projeto Escola – “Percepção de Risco no trânsito”, desenvolvido a partir de 2006, como parceria entre a universidade, o laboratório e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Ela explicou que o projeto iniciou atendendo os educandários situados nas áreas de abrangência das rodovias federais com a atuação do DNIT, e a partir daquele ano foram selecionadas quatro escolas para fazer parte do projeto-piloto, inclusive uma em Blumenau. Atualmente são 11 municípios contemplados em Santa Catarina e está atuando em 18 escolas municipais e estaduais.

    “É um projeto permanente, que atua na sala de aula, onde os professores ensinam o conteúdo curricular e são capacitados para desenvolverem o tema trânsito de forma transversal dentro de cada disciplina. As crianças são ensinadas a perceber os riscos e as ameaças presentes no trajeto casa-escola”, disse, apontando que é um instrumento para a conscientização e promoção de mudança de comportamento no trânsito de crianças, pais, professores e comunidade.

    Por fim, explicou como são as fases do projeto, com o planejamento, entrega de material didático, capacitação, implantação nas escolas e acompanhamento e monitoramento. Também explicou que o projeto, atualmente, está atualizado com base nas diretrizes para a Educação no Trânsito do Ensino Fundamental do Denatran e adiantou algumas propostas a serem estudadas.

    Representante da superintendência de Santa Catarina do DNIT, lotado no setor de Serviço de Operações, Pedro Granada, apresentou a palestra intitulada “Ações Educativas no Trânsito”. Ele explicou os quatro tipos de medidores eletrônicos de velocidade existentes e a competência do DNIT em trabalhar com o tipo fixo, divido em dois grupos. Também apresentou o número de faixas monitoradas no Brasil, em Santa Catarina e em Blumenau. Também apontou dados que, com a operação de equipamentos em 2014, houve a redução no número de acidentes, mortes e de feridos nas rodovias federais em relação aos anos de 2004,2007, 2010 e 2014. Em outro momento, o palestrante mostrou vários casos de vandalismo em equipamentos controladores de velocidade, sejam radares ou barreiras eletrônicas, que desencadeou a iniciativa de promover ações e atividades visando a educação no trânsito, evitando também estas questões. Apresentou o Projeto Escola do DNIT, seus objetos e atividades desenvolvidas com alunos do Ensino Infantil e Ensino Fundamental das escolas situadas nas áreas de abrangência das rodovias federais com a atuação do órgão.

    O coordenador de Projetos do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Flávio de Mori, apresentou algumas ações, projetos e metodologias futuras, por meio de parcerias entre o DNIT e a universidade, que as escolas podem aplicar, no sentido de trabalhar com as pessoas, principalmente com as crianças para que elas tenham atitudes e comportamentos seguros no trânsito. “As pessoas precisam ter a consciência de que se deve respeitar a legislação, tornando o trânsito mais seguro com menos acidentes e mortes. Os cidadãos precisam respeitar a si mesmos para depois respeitar a vida do próximo”, salientou, acrescentando que a convivência no trânsito deve ser pacífica e a sociedade deve agir de modo a não prejudicar o outro.

    Logo após a apresentação das quatro palestras, os ministrantes ocuparam a mesa dos trabalhos para debater os temas apresentados e responder as dúvidas e questionamentos dos participantes, que se manifestaram na tribuna da Câmara.

    Os certificados de participação serão disponibilizados pela Escola do Legislativo a partir da primeira semana de junho, na sala 215, da Câmara de Vereadores de Blumenau.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB com informações da TV Legislativa de Blumenau
    Foto: Jessica de Morais | CMB