Página principal
30-11-2017

Escola do Legislativo Fritz Müller promove encerramento do curso de Retórica

  • curso_retorica_conclusao17

    A Câmara de Vereadores, por meio da Escola do Legislativo Fritz Müller e juntamente com a Unisociesc/Ânima de Blumenau, promoveu, na noite desta quarta-feira (29), a Academia de Retórica e Oratória. A cerimônia de encerramento do curso de Retórica aconteceu no Plenário José Henrique Flores Filho. O curso, que foi ministrado pelo professor Roberto Diniz Saut, aconteceu em quatro encontros versando sobre técnicas retóricas diversas.

    Além do ministrante do curso, estiveram presentes no evento oradores, autoridades e familiares. Representando a presidência da Casa Legislativa, a chefe de gabinete Silmara Ferreira da Silva; além do vice-presidente da Câmara, vereador Almir Vieira (PP), os parlamentares Lenilso Silva (PT), Ricardo Alba (sem partido) e Zeca Bombeiro (SD); representando o Executivo municipal, a diretora geral da Secretaria municipal de Educação, Marilete de Souza; o presidente da Academia, orador Alexandre Venske, e os críticos oradores da academia, Patricia Lopes Turcati e Felipe Rotermel.

    Durante os pronunciamentos os oradores abordaram temas diversos e de suas escolhas. Foram abordados assuntos como a importância da qualidade no vocabulário; a imprudência no trânsito; a importância da paz no mundo; os estereótipos que estão presentes na sociedade atual em relação às mulheres e sobre os direitos humanos, entre outros.

    A crítica oradora da academia, Patricia Lopes Turcati, elogiou o curso, dizendo que foi um prazer e um aprendizado grandioso. “Tratar a comunicação postural, escrita e verbal é trazer qualidade para a nossa qualificação pessoal e profissional. A comunicação é a nossa porta de entrada, por meio da qual devemos ser cordiais, claros e entendíveis. Por esse motivo, nós estávamos aqui aprendendo e compartilhando conhecimentos para nos aprimorarmos cada vez mais”, apontou, agradecendo ao professor Roberto Diniz Saut pelos ensinamentos passados aos servidores da Casa Legislativa.

    O crítico orador da academia, Felipe Rotermel, avaliou que o curso foi de altíssima qualidade e que ofereceu desenvolvimento e aprimoramento pessoal e profissional. “Nós sabemos que muitas pessoas têm dificuldades em falar em público, eu mesmo tinha esta dificuldade quando criança. Apesar de ser professor, ainda tenho muito a aprender e só com a educação é que vamos transformar o mundo”, concluiu, agradecendo a Escola do Legislativo pela oportunidade e ao professor pela experiência e pelos conhecimentos repassados.

    O professor Roberto Diniz Saut, ministrante do curso, apontou que foi uma satisfação muito grande receber o convite para a formação dos profissionais. Ele falou em nome da Unisociesc/Ânima, onde leciona atualmente, avaliando como foi esta experiência. “Este curso tentou provocar uma projeção do nosso interior para que a nossa relação exterior seja um pouco mais compreensível, ou seja, falar em público nada mais é do que construir eticamente uma nova sociedade e comunidade para mergulhar na felicidade. Pelos discursos proferidos, pude avaliar que os oradores falaram naturalmente, sem receio, medo ou timidez e desenvolveram temas importantes e contemporâneos para a transformação da sociedade”, apontou, lembrando que o curso começa agora e indicando os estilos de cada orador, conforme metodologia aplicada por Aristóteles, podendo ser os estilos reflexivo, político, filosófico ou sanguíneo.

    Representando o presidente da Casa Legislativa, Marcos da Rosa (DEM), a chefe de gabinete Silmara Ferreira da Silva parabenizou os formandos e disse que foi uma honra poder receber a todos. “Nesta grande família vocês vão falar melhor, vão conduzir a vida de uma melhor forma e tudo vai ficar mais esclarecido. Nesta noite especial com uma multidão de ideias é que nós encontramos sabedoria e o saber”, exclamou, incentivando que os formandos compartilhem o que aprenderam no curso.

    A diretora geral da Secretaria Municipal de Educação, Marilete de Souza, parabenizou os oradores e formandos e demostrou alegria em participar deste momento. “O trabalho de dialética não é fácil, mas vocês puderam aprender com o mestre dos mestres, tiveram uma grande oportunidade e mesmo nos momentos difíceis vocês vão superar”, disse, apontando que os assuntos dos discursos foram pertinentes e ajudam a construir uma sociedade melhor, mesmo que com posições e linhas de pensamento distintas.

    O vereador Zeca Bombeiro cumprimentou a todos os presentes e lembrou que foi aluno do professor Roberto Diniz Saut. “Foi um prazer ser seu aluno. Continue sendo este professor com caráter, com o coração grande e com esta solidariedade”. Em outro momento, ele lembrou dos discursos proferidos e enfatizou a necessidade de a população ir às urnas e votar conscientemente para que se faça a mudança que o país precisa.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB