Página principal
16-12-2016

Escola do Legislativo Fritz Müller faz levantamento das atividades realizadas em 2016

  • logo-escolafritz2016

    A Escola do Legislativo Fritz Müller divulgou um balanço das atividades realizadas durante este ano. Neste período, a equipe promoveu diversos cursos, formações, seminários e oficinas para os servidores, vereadores e parlamentares mirins do Legislativo municipal e para a comunidade em geral, em parceria com instituições, órgãos, entidades e outros segmentos do município, de Santa Catarina e do Brasil.

    Os cursos oferecidos para os funcionários foram o de condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros e o de Gestão de Pneus, em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

    Entre as oficinas destaca-se a de Atualização de Marcos Jurídicos promovida pelo Programa Interlegis do Senado Federal em junho deste ano. Além disso, a Oficina de Gramática sobre o Novo Acordo Ortográfico, com a servidora da Câmara de Blumenau, Silvia Dourado de Melo Braga.

    Já a sobre gestão financeira foi uma parceria entre a escola e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Santa Catarina – coordenadoria regional Vale do Itajaí – Blumenau. Funcionários da Câmara participaram, mas também contou com a presença de um público específico.

    Os servidores do Poder Legislativo, parlamentares, pré-candidatos nas eleições municipais, agentes políticos e comunidade em geral também tiveram a oportunidade de participar de três etapas do Seminário de Formação Política que envolveram os temas Nova Legislação Eleitoral, Marketing Político e Direito Eleitoral.

    Essas fases contaram com as parcerias do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina, da agência Magna Comunicação, de Criciúma e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

    Nesse período, a escola também promoveu a Formação Continuada em Direito Administrativo. A iniciativa contou com três diferentes etapas. Duas delas foram em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Blumenau. E a outra foi em parceria com a Procuradoria Geral do Município (Progem). O primeiro encontro tratou sobre as funções do Estado, os princípios da Administração Pública e os atos administrativos. A segunda formação teve como tema Licitações e contratos administrativos e a última etapa abordou sobre a Responsabilidade Civil da Administração Pública e do servidor. Os encontros tiveram a participação de funcionários públicos, estudantes, líderes comunitários e população em geral.

    Neste ano, os vereadores mirins e seus suplentes também receberam Formação Continuada com seis etapas. Os assuntos abordados foram Liderança; Poder Executivo e os princípios da Administração Pública; História de Blumenau; Drogas: quem se informa não usa; História Administrativa de Blumenau e Finanças Públicas e Responsabilidade Fiscal.

    Eles também puderam fazer uma visita guiada pelo Centro Histórico da cidade. Os parceiros foram a Faculdade de Tecnologia Senac em Blumenau, a Fundação Cultural de Blumenau e a Cruz Azul no Brasil.

    Além disso, a equipe coordenou a visita dos Colégios Shalom e Visão de Blumenau. A Escola de Educação Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen e a Escola Municipal Erwin Radtke também conheceram o funcionamento do Poder Legislativo blumenauense, sob a orientação da escola. Foram atendidos aproximadamente 280 alunos. A equipe também acompanhou a visita da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.

    Em 2016, o órgão também esteve envolvido com as atividades da Semana da Mulher na Câmara, com a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), com o Fórum Municipal de Segurança Pública e com o Movimento Maio Amarelo em Blumenau. Participou do evento da Festa do Trabalhador, realizado pela Prefeitura de Blumenau, em 1º de maio. Também realizou uma reunião para divulgar o projeto Parlamento Jovem da Alesc. Sem contar que, no início do ano, a equipe buscou as parcerias junto aos segmentos citados para a efetivação das atividades.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Imagem: Escola do Legislativo Fritz Müller CMB