Página principal
20-10-2017

Escola do Legislativo faz balanço das atividades da Semana Rosa

  • outubro_rosa_escola17

    A Câmara de Vereadores de Blumenau, por meio da Escola do Legislativo Fritz Müller, promoveu, nesta quarta (18), quinta (19) e sexta-feira (20), várias atividades da “Semana Rosa”, alusivas ao Movimento Outubro Rosa. A programação, direcionada para todas as funcionárias da Câmara Municipal, aconteceu no Plenário da Casa e salas anexas.

    Primeiro dia

    No primeiro dia, as servidoras participaram de uma oficina de auto maquiagem com a maquiadora e consultora de beleza, Kelly da Silva, e também tiveram a oportunidade de receber outros serviços relacionados à beleza e à estética.

    A chefe de gabinete do vereador Jovino Cardoso, Talita Oliveira, participou da oficina e destacou que foi a oportunidade de as mulheres confraternizarem entre si e se conhecerem melhor. Já a estagiária Dayane Anacleto, também do mesmo gabinete, avaliou que esta mesma atividade foi importante, pois ajuda a elevar a autoestima das mulheres, fazendo com que se sintam mais bonitas e mais confiantes para enfrentar os problemas do dia a dia.

    Em um segundo momento, a reflexoterapeuta da empresa Virthus, Juliane Cavalcante Luiz, ministrou o workshop sobre Reflexoterapia no plenário da Casa Legislativa. Juliane apresentou o que é esta terapia, demostrou na prática como funciona e também explicou para que serve. “A refloxoterapia é um tratamento de saúde não invasivo e não medicamentoso que visa identificar, prevenir e tratar distúrbios físicos e emocionais através de estímulos por pressão sobre terminações nervosas em pontos específicos nos pés, nas orelhas ou nas mãos”, explicou.

    Apontou que ela é eficaz no tratamento da ansiedade, como também da depressão, insônia, dores de coluna, estresse, entre outros, pois trabalha diretamente no sistema nervoso. “Através desses estímulos, é possível reestabelecer o equilíbrio do sistema nervoso para que o próprio sistema e também o corpo controlem os níveis de adrenalina, que é o hormônio da ansiedade, assim como o cortisol, que é o hormônio do estresse, e assim por diante. É através dessas terapias naturais que é possível reestabelecer o equilíbrio físico e emocional”.

    Na oportunidade, a reflexoterapeuta também deu dicas práticas de como lidar com a ansiedade. “Ela está extremamente ligada com as preocupações, ou seja, com o excesso do futuro. O nosso corpo está em um lugar, mas a mente está em outro. É importante ‘chamar’ nossos pensamentos para o presente e tentar viver o momento. Atualmente, as pessoas sofrem com isso e às vezes não sabem o que fazer. É importante se conhecer melhor e assumir mais o controle de gerenciar o eu e saber o que pensa”.

    Segundo dia

    Na quinta-feira (19) pela manhã, as estagiárias do sétimo semestre do curso de Nutrição da Uniasselvi Blumenau, Cecília Garmatz, Holanda Pereira e Suzanete Ramos deram orientações nutricionais em uma roda de conversa intitulada “Nutrição Rosa”, na sala de reuniões do Plenário.

    As estudantes colocaram em uma mesa alguns produtos industrializados, onde foi trabalhado a rotulagem dos alimentos (tabela nutricional e lista de ingredientes), que segue o padrão da maior quantidade para a menor. Foram esclarecidas algumas dúvidas sobre os ingredientes dos alimentos, como a quantidade de sal e açúcar.

    Em um segundo momento, foi aberto um espaço para as alunas responderem alguns questionamentos das servidoras em relação ao glúten, à lactose, às dietas da moda, situações práticas que se pode adaptar para a rotina do dia a dia. Também foi explicado as diferenças entre o leite com e sem lactose, quais os tipos de pães recomendados, qual a alimentação indicada para quem faz atividade física e também o que comer no pré e pós-treino.

    Durante o encontro, as participantes discutiram a importância dos pais e daqueles que têm crianças na família de envolverem e incentivarem os pequenos na questão da alimentação, fazendo com que as mesmas entrem em contato e conheçam os alimentos, o que acaba por incentivar a ter uma alimentação e criar um hábito saudável desde cedo.

    Na oportunidade, as acadêmicas também entregaram o folder “Alimente sua saúde!”, elaborado por elas e demais alunos do sétimo semestre, no estágio da Disciplina de Saúde Coletiva, com orientação da professora Mariana Campos Martins. O material explica o que são e cita alguns exemplos de alimentos in natura, alimentos processados e ultraprocessados. Também apresenta 10 passos para uma alimentação saudável. Algumas dicas expostas no folder e que também foram abordadas durante a conversa foram: dar preferência aos alimentos minimamente processados, com mais fibras, substituindo os refinados pelos integrais; consumir três porções de frutas diferentes por dia e de três a cinco porções de verduras e legumes diariamente; aumentar o consumo de água, entre outras.

    Último dia

    Nesta sexta-feira (20), encerrou-se a programação da Semana Rosa. Na abertura das atividades teve a apresentação dos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Adventista de Blumenau. Cerca de 50 estudantes, que fazem parte do coral da escola, apresentaram três músicas que falaram sobre a criação de Deus. “Essas canções retrataram a importância de as pessoas se cuidaram e se preservarem, pois somos criaturas feitas por Ele”, apontou a diretora da escola, Marina Roque Schwants.

    Além desta atividade de hoje, a Escola Adventista realizou outras ações, como palestras, dentro do educandário, alusivas ao Outubro Rosa. “A unidade escolar trabalha com a filosofia “Muito Além do Ensino”, sendo assim, nós nos preocupamos em trazer assuntos transversais para dentro do planejamento, por isso abordamos este movimento”, finalizou, adiantando que também será trabalhado o Novembro Azul.

    Logo após, a enfermeira Joslaine R. Menegazzo, da Política Municipal de Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau, dirigiu uma roda de conversa abordando sobre os principais sinais e sintomas do câncer de mama. Também trouxe algumas orientações e destacou a importância de as mulheres conhecerem seu corpo e seu organismo. “A recomendação é que realizem a palpação de suas mamas, independente da época do mês. A partir do momento em que a mulher se conhece, se sentir alguma coisa diferente, vai conseguir identificar”.

    Atualmente o Ministério da Saúde preconiza que as mulheres façam a mamografia a cada dois anos. Em Blumenau, as mulheres que têm direito a fazer a mamografia gratuitamente são as da faixa etária dos 40 a 69 anos. Além disso, as que têm 35 ou mais com histórico na família também têm direito a fazer o exame.
    Por fim, a enfermeira também discorreu sobre o principal causador, os sinais, os sintomas e a prevenção do câncer de colo de útero. Ela explicou que o principal causador é o HPV, vírus que é transmitido pela relação sexual. “É uma doença que tem uma evolução mais lenta, sendo assim é mais fácil de ser detectada se a mulher faz o exame de prevenção. A recomendação é que as mulheres com vida sexual ativa façam seu preventivo. Ela pode fazer durante dois anos consecutivos, se os resultados derem normais e conversar com um profissional, o mesmo pode até indicar que ela pule dois anos e faça no terceiro ano”, explicou, acrescentando que a melhor forma de prevenção é a utilização do preservativo feminino ou masculino disponíveis gratuitamente para a população na rede pública de saúde. Além disso, sempre manter uma rotina de vida saudável.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Escola do Legislativo Fritz Müller e Jessica de Morais | CMB