Página principal
27-07-2017

Escola do Legislativo e Defesa Civil promovem capacitação para voluntários na Câmara

  • palestra_defesa_civil_julho17

    A Escola do Legislativo Fritz Müller da Câmara de Vereadores e a Defesa Civil de Blumenau promoveram, na tarde desta quarta-feira (26), a Capacitação para Voluntários em situações de desastres naturais. A atividade, que faz parte da programação da última semana do Julho Laranja, mês de Prevenção a Desastres, aconteceu no Plenário do Poder Legislativo Municipal. A abertura dos trabalhos foi conduzida pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Almir Vieira (PP).

    O secretário municipal de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, ressaltou a importância de preparar e treinar as pessoas para serem voluntários da Defesa Civil. “Nas situações de calamidade, a secretaria depende dos voluntários. Eles ajudam no 199 e em todas as ações dentro da pasta, enquanto a equipe técnica está atendendo a população nas ruas. Graças a eles conseguimos dar conta da demanda. É uma média de 10 pessoas atendendo o telefone 199 em uma situação de enchente, por exemplo”.

    Na ocasião, três palestrantes convidados abordaram temas como mudanças climáticas, prevenção de acidentes e resiliência. Entre eles, o geólogo Juarês José Aumond trouxe a palestra intitulada “A gestão de riscos de desastres diante das mudanças climáticas”. Algumas das novidades sobre mudanças climáticas e desastres naturais trazidas durante a sua explanação foram os dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, que aponta que não há mais dúvidas quanto as razões humanas para o efeito estufa. “Nós já atingimos um limite crítico e isso significa a imprevisibilidade meteorológica. Todos os modelos previsionais indicam que no Sul do Brasil aumentarão de 30 a 40 % as chuvas nas próximas décadas, enquanto no Nordeste diminuirão as chuvas. Por isso, nós devemos nos preparar para eventos meteorológicos extremos porque estamos nesta fase e isso significa a ocorrência de desastres, como inundações, escorregamentos e enxurradas”, informou. Ele ainda acrescentou que outra preocupação que os órgãos devem ter, nas próximas décadas, é com os incêndios que podem ocorrer com grandes períodos de estiagem.

    A enfermeira e ex-coordenadora do Samu, Larissa Barreto, abordou sobre a questão de identificação de risco e de como atender ocorrências pontuais em situações de catástrofes. “Nesses episódios, muitas pessoas desejam ajudar, mas às vezes não têm conhecimento sobre os riscos que estão envolvidos. Por isso, apresentei como proceder no atendimento a fraturas, cortes, por exemplo, até a chegada de uma equipe de resgate especializada, e ainda de não entrar em áreas de risco sem suporte adequado para não se ferir novamente ou até fazer mais vítimas”, salientou, acrescentando que também foi abordado sobre a hepatite A e a leptospirose, doenças em que a população fica exposta pelo contato com a água. Por fim, houve a palestra do pedagogo Marciano Tribess, que abordou o tema Resilência.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB com informações da TV Legislativa de Blumenau
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB