Página principal
20-02-2017

Escola do Legislativo da Alesc apresenta projeto de qualificação ao presidente da Câmara

  • alesc20fev17

    A equipe da Escola do Legislativo Fritz Müller, juntamente com o presidente da Câmara, Marcos da Rosa (DEM), recebeu, na manhã desta segunda-feira (20), a visita do gestor do Núcleo de Formação de Agentes Públicos e Políticos da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Paulo Wilpert.

    O objetivo da visita ao gabinete da Presidência foi a apresentação do projeto “Qualifica – Mandato de Excelência”. A proposta da Escola da Alesc tem como público-alvo os servidores e vereadores das Câmaras Municipais de Santa Catarina. Também é destinado aos funcionários, secretários e prefeitos dos Executivos municipais. Além disso, a intenção é trabalhar também com a comunidade, ou seja, lideranças comunitárias e estudantis.

    O objetivo principal é a qualificação da gestão pública e dos agentes públicos, tanto no âmbito Legislativo como no Executivo. “Estamos propondo esta parceria para as Câmaras, Associações de Câmaras, Escolas do Legislativo, visto que os nossos parceiros neste projeto possuem qualificação na execução e conhecimento técnico em questões pertinentes a esses poderes”, explicou o gestor, lembrando que as duas escolas foram parcerias em outras atividades, projetos e cursos.

    Paulo Wilpert se mostrou otimista com a recepção da presidência da Casa Legislativa e avaliou a importância dessa proposta, destacando que vai além da qualificação, visando prevenir as irregularidades. “É necessário o engajamento de todos. O Ministério Público do Estado e Tribunal de Contas de Santa Catarina são os órgãos que exercem um caráter punitivo aos poderes Legislativo e Executivo municipal. Nossa intenção é trazer conhecimento e esclarecimentos para que não precisem ser feitas intervenções no município que, muitas vezes, vão de encontro aos interesses da sociedade”.

    Ele adiantou que a proposta também é estimular e disseminar outros projetos que resultem em boas práticas e ações. Adiantou que a novidade do projeto será o portal interativo, como principal ferramenta de trabalho dos poderes. Nele as pessoas vão poder buscar conhecimento, pois vai oferecer uma biblioteca de artigos, vídeos, e permitirá uma relação direta entre os entes fiscalizadores e os órgãos do Executivo e do Legislativo, em um processo dinâmico e de constante de aprendizado.

    O presidente Marcos da Rosa avaliou como importante este primeiro contato com a Escola da Alesc, pois teve a intenção de qualificar o atendimento e a disponibilização do serviço público à população. “A Câmara abriu as portas para essa apresentação. O próximo passo será estudar o projeto e verificar qual será a forma de operacionalizá-lo e colocar à disposição dos servidores, dos assessores e dos vereadores”.

    Os parceiros do programa são a Ordem de Advogados do Brasil (OAB/SC), o Governo do Estado, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC), o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Banco do Brasil, a União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e a Fundação Escola de Governo (ENA/SC).

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa CMB