Página principal
22-11-2018

Emedebista Eliomar Russi pede apoio para aplicação da lei que estabelece ações educativas e de prevenção a eventos climáticos

  • tribuna22nov18

    O membro titular do Diretório Municipal do MDB, Eliomar Russi, ocupou a tribuna livre na sessão desta quinta-feira (22) para falar da importância da Lei 7.497/2010, que estabelece ações de prevenção e campanhas educativas junto à comunidade referente a eventos climáticos. Explicou que ele, quando assumiu uma vaga na Câmara por 30 dias, como vereador suplente, foi autor de uma emenda à Lei 5.682, que mudou a data de comemoração do Dia da Solidariedade para o dia 22 de novembro, em referência à tragédia de 2008. Antes o dia era comemorado em 1º de junho.

    Ele explicou que a legislação refere-se especialmente à educação continuada com relação à proteção de desastres naturais, envolvendo toda a sociedade. “Peço aos senhores que não apenas cobrem ações de prevenção do Executivo, mas que façam valer essa data com campanhas educativas para mais inserção da comunidade”, alertou, afirmando que a Defesa Civil local faz um glorioso serviço. Ressaltou a importância do trabalho ser realizado com as crianças e as escolas.

    Comentou que cinco alunos da Escola Estadual João Widemann, localizada no Bairro Itoupava Norte, visitaram o Japão para conhecer a cultura daquele país em relação aos desastres naturais. Ele também fez parte da comitiva e explicou que no Japão não há um órgão específico para cuidar da prevenção e das situações em desastres naturais, porque toda a comunidade faz parte da Defesa Civil. “Precisamos mudar isso aqui também, principalmente porque a cada três anos, em média, sofremos com uma enchente”, alertou, pedindo o apoio do Legislativo para exigir o cumprimento da Lei 7.497/2010.

    “Trabalhando com educação continuada, preparamos cada vez mais o cidadão”, assinalou, reforçando a importância da proximidade com as escolas. Lembrou que muitos educandários servem de abrigo para a população vítima de calamidades. Afirmou ainda que é necessário que os temas relacionados à prevenção estejam também mais próximos da comunidade em geral para que ela possa fazer diferente e melhor, evitando que perca tudo e que tenha de recomeçar do zero.
    Finalizou parafraseando o lema da Defesa Civil: “Prevenção é dever de todos para com todos e temos que fazer cada vez a nossa parte”.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Rafael Carrasco | RM CMB