Página principal
15-06-2018

Em reunião com vereadores, superintendente do DNIT garante que cortes no orçamento não atrasarão obras da BR-470

  • comissao15junho18_1

    Na manhã desta sexta-feira (15), os vereadores que compõem a Comissão Legislativa Temporária Especial de Acompanhamento das Obras de Duplicação da BR-470 em Blumenau se reuniram com o superintendente Regional do DNIT, Ronaldo Carioni, para acompanhar a evolução da obra e sanar algumas dúvidas apresentadas pela comunidade sobre os investimentos que serão realizados nos Lotes 03 e 04 no trecho de Blumenau.

    No encontro, estiveram presentes o vereador Zeca Bombeiro (SD) presidente da Comissão, o vereador Professor Gilson (PSD) vice-presidente; o vereador Jens Mantau (PSDB); o vereador Adriano Pereira (PT) e o vereador Alexandre Caminha (PSD). Também esteve no encontro o deputado estadual Jean Kuhlmann (PSD), representantes da PRF, representantes da Associação de Moradores do bairro Badenfurt e empresários da região.

    O superintendente do Regional do DNIT explicou que nem mesmo o corte de R$ 23 milhões feitos pelo governo federal atrasarão a obra de duplicação da BR-470, no trecho de Blumenau. “Os Lotes 3 e 4 não dependem de emendas parlamentares, eles estão garantidos pela Lei Orçamentária Anual e pelo RAP, que são recursos de anos anteriores. O lote 04 tem recursos para este ano e para o próximo ano também”, assegurou.

    Carioni garantiu ainda que até o fim de 2018 deverão ser entregues 8 quilômetros contínuos em ambos os lados do lote 2 que vai de Gaspar até Blumenau. “A expectativa para a conclusão do trevo da Mafisa se mantém para o final de 2019, mas nós queremos antecipar”, comentou. Destacou que algumas mudanças simples e pontuais foram feitas em relação ao trevo do Badenfurt. “A entrega do trevo do Badenfurt segue a mesma estimativa do trevo da Mafisa, as obras serão concomitantes. Nós temos recursos para fazer e nós vamos cobrar o desempenho da empresa”, disse.

    O presidente da Comissão Temporária, vereador Zeca Bombeiro (SD) ressaltou a importância de acompanhar os trabalhos e também o apoio da imprensa. “Foram sanadas dúvidas da comunidade e de empresários sobre o cronograma da obra de duplicação da BR-470”, comentou. Afirmou que propôs a reunião depois que empresários e moradores da região norte o questionaram sobre o projeto.

    O vice-presidente da Comissão Temporária, vereador Professor Gilson (PSD), também frisou a relevância da reunião. “É importante esse acompanhamento, até porque se analisarmos, o projeto é antigo e a região evoluiu e cresceu nesse tempo. O superintendente afirmou que algumas questões simples e pequenas podem ser trabalhadas para garantir que a longo prazo a obra seja eficiente”, defendeu.

    Para o vereador Adriano Pereira (PT) a reunião foi produtiva. “A obra está com o seu cronograma atrasado, mas a reunião foi muito clara e objetiva. Vimos que o superintendente abraçou a causa para que a obra seja executada”, afirmou.

    O deputado estadual Jean Kuhlmann (PSD) destacou a participação dos vereadores que compõem a Comissão Temporária. “Os parlamentares ouvem a comunidade e mostram ao DNIT os problemas locais que os moradores enfrentam. Essa participação dos vereadores é fundamental. O meu papel enquanto deputado estadual é garantir que o órgão federal possa dar o retorno aos vereadores e à comunidade”, sustentou.

    O empresário Jan Zadrosny afirmou que a reunião de acompanhamento é importante, inclusive para apresentar reivindicações simples que ainda podem ser realizadas no trevo do Badenfurt. “Falamos sobre o trevo e sobre as cheias do rio que passa próximo da BR-470”, comentou. Registrou que a construção da ponte com um vão maior pode evitar que casas e empresas na região sejam atingidas.

    Após sugestões apresentadas, o Superintendente Regional do DNIT dará na próxima semana um retorno sobre quando será realizado o estudo para avaliar se ainda existe possibilidade de alterações nos projetos e o quanto isso impactaria em termos de prazo e valores. Havendo essa possibilidade, será realizada uma audiência pública para que a população, empresários e entidades locais decidam pela mudança ou não das obras.

    Sobre a Comissão:
    O grupo de trabalhos foi proposto pelo vereador Zeca Bombeiro (SD) e instituído em abril através da resolução MD nº 2.949.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Imprensa CMB