Página principal
09-11-2013

Eleitos os novos vereadores mirins para a legislatura de 2014

  • 1450284_408154462646214_164342650_n

    Os vereadores da Câmara Mirim de Blumenau para a legislatura do próximo ano foram eleitos nesta sexta-feira (8) no Plenário da Casa. Os 15 novos parlamentares mirins serão diplomados dia 10 de dezembro. Antes, dia 6, eles têm o primeiro encontro oficial, onde vão receber as orientações sobre o mandato e sobre o funcionamento do parlamento. Nesta data também vão acompanhar a sessão ordinária da Câmara.

    O processo eleitoral contou com o envolvimento de 25 escolas do município, 17 da rede municipal, cinco da estadual e três da particular. Candidataram-se 108 estudantes de quinta à oitava séries e 6.181 alunos participaram da votação, que ocorreu das 8h às 16h nos 25 educandários.

    Em seguida os resultados parciais foram entregues no Plenário, onde os nomes foram escolhidos levando em consideração a proporcionalidade do número de votantes de cada escola. Por divergências na documentação entre duas escolas, o nome de um estudante eleito só poderá ser confirmado na próxima semana.

     

    Os 14 novos vereadores mirins confirmados são:

     

    Heloísa Letícia Costa Wolf, da EEB Júlia Lopes; Fernanda Ester Araujo da Silva, da EBM Tiradentes; Fernanda Gabriele da Silva, da EBM Prof. Fernando Ostermann; Gabriel Guilherme Boudort, da EBM Anemarie Techentin; Caroline Tenfen, da EBM Friedrich Karl Kemmelmeier; Tainara Kisner Banfi, da EBM Olga Rutzen; Daniel Juarez, da EEB Prof. João Widemann; Gabriele de Souza Tomacheuski, da EBM Almirante Tamandaré; Patrick Etur Andriani, da EBM Prof. José Joaquim Fronza; Adriana Washington Henarejos, do Colégio Castelo; Felipe Cabral de Oliveira, da EEB Coronel Fedsersen, Thomas Philip Starucka, da EBM Prof. Zulma Souza da Silva; Felipe Dallacorte, da Escola Barão do Rio Branco; Guilherme Bramorski, da EBM Machado de Assis.

     

    Pioneirismo

     

    Blumenau é pioneira no Brasil na criação da Câmara Mirim, que tem como objetivo despertar a consciência da cidadania e a responsabilidade com valores sociais, éticos e culturais da comunidade. O Parlamento Jovem oportuniza ao estudante inteirar-se das questões políticas e entender o papel e a relação dos poderes constituídos.

    A Câmara Mirim se reúne duas vezes por mês em sessões ordinárias, onde os pequenos parlamentares apresentam requerimentos e indicações que são encaminhados aos órgãos públicos para as devidas providências e sugerem projetos de lei. Os mirins também realizam sessões itinerantes, geralmente em escolas.

     

    Fonte: Assessoria de Imprensa