Página principal
10-12-2014

Eleição: Vereadores escolhem nova Mesa Diretora e Corregedoria nesta quinta-feira

  • SOLENE10.12.14

    Na sessão ordinária desta quinta-feira (11), a última de 2014, a Câmara de Vereadores vai eleger a nova Mesa Diretora e Corregedoria para o período 2015-2016.  A sessão será suspensa por 30 minutos para a apresentação das candidaturas, que podem ser individuais, para qualquer um dos quatro cargos da Mesa, ou por chapa em que estão definidos todos os cargos. A eleição é aberta ao público, e será transmitida ao vivo pela TVL, canais 14 da Net e 19 da BTV, e também pelo sítio camarablu.sc.gov.br/tvl_online

    O processo eleitoral será conduzido pelo atual presidente Vanderlei de Oliveira (PT), conforme os artigos 18 a 24 do Regimento Interno. “A eleição da Mesa Diretora da Câmara é mais um momento de fortalecimento do Legislativo e de ampliação das relações com a comunidade. É importante para dar sequência ao debate e aos encaminhamentos das pautas que interessam à cidade”, destacou o presidente.

    O voto é nominal, sendo que cada parlamentar deve falar o nome da chapa ou dos escolhidos no microfone. “O processo eleitoral da Câmara de Vereadores de Blumenau é democrático porque permite a candidatura de todos os vereadores, independente de composição de chapa e, especialmente, por ser voto nominal em aberto, porque deixa claro a opção política de cada parlamentar”, disse o diretor legislativo da Casa, Éder Boron.

    A eleição para corregedor segue a mesma regulamentação para a escolha da Mesa Diretora, todos podem se candidatar. São eleitos o corregedor titular e substituto. A corregedoria foi estabelecida pelo Regimento Interno em vigor, instituído em 2010, e foi eleita pela primeira vez em 2012, com mandato para dois anos. O corregedor é responsável pelo cumprimento das prerrogativas e dos deveres regimentais dos parlamentares e também pelo controle do decoro parlamentar. Cezar Cim (PP) é o atual titular da função.

    Foto: Renan Olaz | Agência Camarablu
    Fonte: Assessoria de Imprensa