Página principal
02-10-2013

Dnit esclarece vereadores sobre a duplicação da BR-470

  • dnit

    O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), João José dos Santos, visitou a região, nesta sexta-feira (2), para vistoriar a área que vai abrigar o canteiro de obras da duplicação da BR-470, em Indaial. A visita ao local, no Km 67 da rodovia, foi realizada à tarde e foi acompanhada pelo presidente da Casa, Vanderlei de Oliveira (PT).

    Pela manhã, João José dos Santos esteve na Câmara. Além do presidente Vanderlei, também os vereadores Marcos da Rosa (DEM) e Robinsom Soares, o Robinho (PSD), e o diretor geral do Legislativo, José Garcia, participaram da reunião.

    João dos Santos adiantou que em Indaial serão instalados a usina de fabricação de pré-moldados, o escritório e setores de apoio à obra da Sulcatarinense, empresa ganhadora da licitação para executar a duplicação dos lotes 3 e 4, entre Navegantes e Indaial. Disse também que o Dnit está aguardando a “Autorização de Captura, Coleta e Transporte de Fauna” para iniciar novas frentes de trabalhos. “Enquanto isso continuam as atividades de mobilização, como topografia para identificar os serviços públicos que precisam ser removidos”, explicou, ressaltando que os procedimentos em relação à fauna exigem quadro técnico altamente qualificados.

    O presidente assinalou que o encontro com o superintendente do Dnit ocorreu em razão da recente visita do deputado federal Décio Lima (PT) à Câmara. Também em função de uma audiência pública aprovada pela Casa para debater o assunto. “O superintendente antecipou a agenda e trouxe os esclarecimentos”, disse, justificando que por enquanto a audiência pública está suspensa e que discutirá o assunto com a Mesa Diretora, conforme o andamento das obras.

    Vanderlei avaliou positivamente a visita, assegurando que o Dnit deu  respostas há muito esperadas.  “Também tivemos esclarecimentos em relação à conclusão do viaduto da Mafisa, um grande gargalo na mobilidade dentro de Blumenau e do município para com outros que se utilizam da Rodovia Guilherme Jensen, bem como de outras obras de responsabilidade do estado, que foram discutidas em recente audiência pública na Itoupava Central”, apontou.

    João dos Santos informou que há previsão de investimentos na ordem de R$ 50 milhões para a conclusão das alças e de outras obras do viaduto. “Precisamos do auxílio e do empenho do governo de Blumenau”, ressaltou.

    Quanto à duplicação da BR-470, assegurou que os vereadores podem questionar o Dnit no que acharem necessário, mas garantiu que está sendo feito o que é possível. “Estamos fazendo o melhor, dentro do que a técnica e a lei determinam”, concluiu.

    O presidente garantiu que, ao lado dos demais vereadores, vai continuar cobrando agilidade na execução dos trabalhos, principalmente do Ibama, em relação à liberação da licença sobre a retirada da fauna. “Em 2010 houve duas audiências públicas em nossa região sobre o assunto”, lembrou.

     

    Reunião

     

    A duplicação da BR-470 foi um dos temas da agenda entre o presidente, o prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss, e o presidente da Câmara Municipal de Apiúna, José Gerson Gonçalves, ambos do PT. Eles se mostraram preocupados com a falta e a demora na liberação dos laudos ambientais.

    Na ocasião, Vanderlei de Oliveira, informou que por meio de uma audiência pública o Legislativo de Blumenau iria cobrar respostas do Dnit e do Ibama.

     

    Foto: Thiago Lucianno Woerner  | Agência Camarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa