Página principal
05-07-2018

Diretora geral do Câmpus Gaspar do IFSC apresenta trabalho desenvolvido ao longo dos anos e as perspectivas futuras

  • tribuna05jul2018

    A diretora geral do Câmpus de Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Ana Paula Kuczmynda da Silveira, ocupou a Tribuna Livre durante a sessão ordinária desta quinta-feira (5), para apresentar um pouco do trabalho deste câmpus e também as perspectivas de crescimento. Conforme a diretora, os propósitos do momento também foram de que os vereadores e a comunidade conheçam mais a unidade e buscar uma maior aproximação e diálogo com o Poder Legislativo municipal.

    Ela explicou que a vinda à Câmara também foi feita em um momento oportuno, pois os Institutos Federais completam 10 anos no Brasil em dezembro deste ano e, ao mesmo tempo, o Câmpus Gaspar completa 8 anos de existência. “A comunidade da região foi agraciada com um conjunto de instituições públicas federais que não existem em nenhuma outra. Em uma região bastante pequena e concentrada temos o Instituto Federal Catarinense (IFC), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A nossa localização está próxima dos Centros de Gaspar e de Blumenau, pois quando se deu a sua implantação, essa foi pensada no sentido de atender os dois municípios e também a microrregião”, salientou, acrescentando que o câmpus fica localizado no bairro Bela Vista.

    Ana Paula lembrou que o câmpus recebeu, há cerca de um mês, uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em decorrência dos resultados apresentados. “Nós somos o terceiro câmpus de instituto federal no Estado em número de matrículas. Isso é resultado de um esforço coletivo e também de uma oferta alinhada com as demandas locais”, apontou, informando que são desenvolvidas ações no município vizinho de Gaspar, mas também em Blumenau e Pomerode.

    A diretora geral explicou que a oferta de cursos de formação inicial e continuada até de pós-graduação está organizada em cinco eixos tecnológicos. O primeiro eixo é o de gestão e negócio, que se justifica dada a característica da economia local que está voltada para as atividades industriais e comerciais. Além desse, o câmpus oferece o eixo de informática, tendo o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Existem os eixos de vestuário e química também. Por fim, ela apresentou alguns cursos que serão implantados dentro do plano de expansão a partir de 2019 e 2020. Também ressaltou que dentro do Estado, este câmpus é o que mais desenvolve o projeto de extensão e, por fim, discorreu sobre o trabalho realizado em Blumenau.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Moraes CMB