Página principal
20-02-2015

Diretor de Trânsito do Seterb fala que ações para Semana de Combate ao Alcoolismo são preventivas

  • tribunaseterb

    O diretor de Trânsito do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte de Blumenau ( Seterb), Fabio Campos, ocupou a tribuna na sessão desta quinta-feira (19), para ressaltar a importância da Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo.

    Falou da necessidade da conscientização e fiscalização dos motoristas no intuito de evitar que as estatísticas continuem aumentando. Lembrou que em 2012 a média era de 20 autuações por embriaguez ao volante. Segundo Fábio, o município vem trabalhando na prevenção. “Hoje são realizadas ações pela Escola Pública de Trânsito, pelas Associações de Moradores e também pela prefeitura”, enfatizou.

    Fabio ressaltou a importância da aprovação da Portaria nº 217 do Denatran sobre o teste do bafômetro. “Hoje se o motorista se recusar, mesmo sóbrio, deve ser autuado”. Afirmou ainda que essa é uma medida preventiva que “serve para evitar que motoristas que sejam flagrados dirigindo alcoolizados e voltem a praticar a violência no trânsito, causando injustiças e tirando a vida das pessoas”, reforçou.

    Lembrou ainda que em 2015 a cidade registrou quatro óbitos, dois deles envolvendo embriaguez. Ressaltou que em um dos casos o motorista estava sem habilitação. Reforçou que hoje a Guarda de Trânsito também analisa o histórico do motorista infrator. Segundo Fabio, apesar da fiscalização, ainda são necessários ajustes nas leis. “No Estado o processo para suspender a habilitação de um motorista leva de três a quatro anos. É preciso mudar”, argumentou.

    Ao final do seu discurso, falou sobre um a Resolução nº 517 do Contran que estabelece que a partir de abril, os motoristas com habilitação para as modalidades C, D e E (vans, caminhões e ônibus) deverão passar por testes toxicológicos. A análise poderá indicar o uso de entorpecentes nos últimos 90 dias. Parabenizou o presidente da Câmara que instituiu a Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo e disse que Blumenau está buscando uma forma de amenizar a situação da violência no trânsito do município.

    Foto: Renan Olaz | CMB

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB