Página principal
30-03-2017

Dificuldades enfrentadas por mulheres e mães chefes de família são abordadas na tribuna livre

  • praca_lilas1

    Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (30), a representante do Movimento Praça Lilás, Sandra Batista Kalbusch, e a representante da associação das Empregadas Domésticas e Diaristas de Blumenau e Região – Domeblu, Justina Ogliari, ocuparam a tribuna livre para reivindicar políticas públicas voltadas às mulheres da cidade.

    Sandra apontou que 51,8% da população são mulheres e que na área da saúde faltam de vagas para coleta de exames básicos. Afirmou ainda que não existem agendas que proporcionem atendimento às mulheres que trabalham em três turnos. “Qual é o modelo de atenção à saúde adotado em nossa cidade? Como está sendo garantido o direito ao atendimento de saúde às mulheres? Qual a fila de espera para consulta com ginecologista?”, questionou.

    Justina apontou que as mães chefe de família merecem atenção e que os vereadores precisam olhar por essas trabalhadoras. “Nos postos de saúde, quando elas estão doentes, são abafadas com fluoxetina e outros medicamentos”, argumentou.

    Justina destacou ainda que domésticas e diaristas da cidade muitas vezes não têm onde deixar os filhos durante o horário de trabalho. “Muitas mães são sozinhas. Precisamos prestar atenção, pois elas estão criando os filhos que serão o futuro da nossa sociedade”, argumentou.

    Ela disse que ouviu o relato de uma empregada doméstica que foi assediada dentro do transporte coletivo. “Vamos olhar um pouco mais por essas mulheres que estão criando seus filhos com dificuldades”. Ponderou que quando filhos e mães estão bem a sociedade também caminha na direção da diminuição da violência.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | CMB

    praca_lilas2