Página principal
21-11-2017

Dia Nacional da Consciência Negra é lembrado em sessão ordinária mirim

  • sessaomirim20nov17

    A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na tarde desta segunda-feira (20), a 15ª sessão ordinária da atual legislatura. A reunião, que aconteceu no plenário do Poder Legislativo municipal, contou com as presenças dos alunos dos 8ºs anos da Escola Básica Municipal Lore Sita Bollmann, que tem o vereador mirim Gustavo Westphal Antunes como representante.

    A sessão também contou com a participação do parlamentar Lenilso Silva (PT), que ocupou a tribuna livre, trazendo uma reflexão sobre o Dia Nacional da Consciência Negra, que é lembrado em 20 de novembro. “É uma data que marca a morte de um símbolo nacional, de um dos maiores líderes do país, Zumbi dos Palmares. Ele conseguiu fazer do processo escravocrata, que durou mais de 300 anos no Brasil, um processo de resistência negra e de resistência àquele sistema bárbaro e perverso que ceifou muitas vidas. A população negra foi arrancada da África e trazida para o Brasil, ficou por anos escravizada, sofreu, ajudou a construir este país sem nenhum centavo, nenhuma remuneração e nenhuma retribuição”, apontou, destacando a representação feminina no parlamento mirim, ressaltando que neste quesito a Câmara Mirim já está avançada em relação à Câmara de Vereadores.

    Ele também apontou que mesmo após a abolição, a população negra continua sofrendo com as desigualdades. Observou que na sociedade atual os negros ainda sofrem mais com o desemprego, quando conseguem uma oportunidade é para atuar em atividades de menor qualificação e em piores condições, além da baixa remuneração. “Eu costumo dizer que nós não fomos libertos, fomos liberados. A prova disso são os indicadores. Podemos perceber aqui na Câmara de Vereadores. Eu fui o segundo vereador negro da história do parlamento de Blumenau”, assegurou, pedindo que os parlamentares mirins construam, nos ambientes por onde passam, possibilidades de romper com o racismo. Finalizou apontando que o racismo, assim como o machismo, não são problemas apenas da população negra, mas sim de toda sociedade e todos devem assumir o compromisso de trabalhar para eliminar o preconceito e buscar pela justiça social.

    Durante a Ordem do Dia, os vereadores mirins discutiram o projeto de lei Nº01/2017, de autoria do vereador mirim Thomas Otte Corrêa, da Escola Barão do Rio Branco, que autoriza o tráfego de vans escolares nos corredores de ônibus nos horários de pico. O projeto foi rejeitado e encaminhado ao arquivo, recebendo sete votos contrários e quatro favoráveis. Na sequência foram colocados em discussão e votação os requerimentos de Nºs 119 a 129. Todos foram aprovados.

    A última sessão ordinária, quando também será realizada a diplomação dos novos vereadores mirins, acontecerá no dia 4 de dezembro, às 19 horas, no plenário da Câmara de Vereadores.

    Requerimentos aprovados
    Requerimento Nº 119 – De autoria do vereador mirim Gustavo Germano Boudort, representante da Escola Básica Municipal Annemarie Techentin. O documento pede a aquisição de novas mesas de tênis para o seu educandário.
    Requerimento Nº 120 – De autoria da vereadora mirim Bárbara Albino Bennertz, representante do Colégio Castelo. O documento solicita a colocação de uma placa de sinalização de faixa para pedestres na rua Rua Frei Estanislau Schaette, no sentido bairro – Centro, em frente ao posto Ipiranga, na altura do número 676.
    Requerimento Nº 121 – De autoria da vereadora mirim Amanda Hillesheim Salm, representante da Escola Básica Municipal Professora Adelaide Starke. O documento pede a construção de um piso de cimento em frente ao portão no lado de dentro da sua escola.
    Requerimento Nº 122 – De autoria da vereadora mirim Eyshela Suzana Martins, representante da Escola Básica Municipal Patrícia Helena Finardi Pegorim. O documento solicita a aquisição novas de bolas de vôlei para a sua escola.
    Requerimento Nº 123 – De autoria do vereador mirim Marco Antônio Dias da Silva, representante da Escola de Educação Básica Professor João Widemann. O documento pede o aumento de tempo em que a sinaleira fica aberta para pedestres na rua 11 de Setembro, nº 1.214.
    Requerimento Nº 124 – De autoria do vereador mirim Gustavo Westphal Antunes, representante da Escola Básica Municipal Lore Sita Bollmann. O documento pede a colocação de uma lombada eletrônica em frente ao seu educandário, localizado na Rua Walter Knaesel, no bairro Itoupava Central.
    Requerimento Nº 125 – De autoria do vereador mirim Gustavo Westphal Antunes, representante da Escola Básica Municipal Lore Sita Bollmann. O documento solicita a colocação de materiais escolares, como folhas de ofício, para o seu educandário.
    Requerimento Nº 126 – De autoria da vereadora mirim Suelen Jandrey da Silva representante da Escola Básica Municipal Professor Fernando Ostermann. O documento pede a aquisição de mais materiais esportivos, como bolas de basquete, de vôlei e de futebol, para as aulas de Educação Física realizadas no seu educandário.
    Requerimento Nº 127 – De autoria da vereadora mirim Suelen Jandrey da Silva representante da Escola Básica Municipal Professor Fernando Ostermann. O documento pede a fiscalização e, se for o caso, determinar a manutenção da calçada da rua Carlos Rischbieter, no bairro Boa Vista.
    Requerimento Nº 128 – De autoria da vereadora mirim Suelen Jandrey da Silva representante da Escola Básica Municipal Professor Fernando Ostermann. O documento pede a colocação de uma lombada eletrônica e sinalização viária, indicando a presença de animais silvestres na entrada do bairro Boa Vista, na na rua Carlos Rischbieter.
    Requerimento Nº 129 – De autoria da vereadora mirim Suelen Jandrey da Silva representante da Escola Básica Municipal Professor Fernando Ostermann. O documento pede a fiscalização e, se for o caso, determinar a construção de uma calçada na rua Carlos Rischbieter, entre os números 401 e 1031, no bairro Boa Vista.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa CMB