Página principal
25-05-2017

Dia Nacional da Adoção é tema da Tribuna Livre

  • tribuna_parisotto25maio17

    Na Sessão Ordinária desta quinta-feira, dia 25, a vice-presidente do GEAB – Grupo de Estudos e Apoio a adoção de Blumenau, Iara Regina dos Santos Parisotto, ocupou a tribuna livre para falar sobre o processo de adoção.

    Disse que o GEAB nasceu há 18 anos, atua sem fins lucrativos e realiza reuniões mensais com pretendentes a adoção, pais adotivos e pessoas que simpatizam com a causa, com objetivo de lutar por políticas em favor da adoção e sanar dúvidas. “Hoje, especialmente, comemoramos o Dia Nacional da Adoção. Agradecemos à prefeitura de Blumenau por ceder uma psicóloga para auxiliar no processo de adoção”. Lembrou que a falta desse profissional estava impossibilitando adoções na cidade.

    Lembrou que a Corregedoria, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Blumenau foram muito importantes durante o processo. “Um dos grandes desafios é o tempo de destituição familiar. Isso acontece desde os primeiros relatos de maus tratos que são acompanhados pela rede de atendimento municipal, passando pelo acolhimento da criança em instituição e até o momento de serem adotadas”, explicou.

    Apontou que o GEAB tem lutado para dar assistência as famílias também em período de pós-adoção, principalmente em casos de pais que adotam crianças mais crescidas. “Dependendo da idade, da história de vida da criança e das famílias, a construção de vínculos é importante para evitar devoluções, que as vezes ocorrem”, afirmou.

    Convidou os vereadores a refletirem sobre a possibilidade do acompanhamento especializado e diferenciado pela rede municipal de proteção em colaboração com a Vara da Infância e o Grupo de Apoio de Adoção da Comarca de Blumenau.

    Por fim, citou Madre Teresa de Calcutá. “Por vezes, sentimos que aquilo que fazemos não é, senão, uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa CMB