Página principal
17-11-2016

Dia Municipal da Umbanda é abordado na Tribuna Livre

  • umbanda_tribuna

    O Dia Municipal da Umbanda, comemorado em 15 de novembro, foi abordado na tribuna livre durante a Sessão desta quinta-feira (17) por Ademir Barbosa Júnior, inscrito através do Diretório de Blumenau do Partido dos Trabalhadores. Ademir, também conhecido como Pai Dermes de Xangô, é presidente da Associação Brasileira de Escritores Afro-religiosos (Abeafro) e dirigente da Tenda de Umbanda Iansã Matamba e Caboclo Jiboia de Blumenau.

    A Lei que instituiu o Dia Municipal da Umbanda, de nº 8285 de 18 de maio de 2016, foi aprovada pelo Legislativo em consonância com a Lei Federal nº 12.644/2012. “Para nós isso é muito importante, pois vivemos em um país que se intitula laico, mas é muito injusto e diariamente registra casos de violências e morte por conta da opção religiosa”, comentou.

    Ele relatou que Blumenau tem cerca de 200 terreiros de Umbanda não cadastrados. Para Ademir, o Dia Municipal da Umbanda garante que os seguidores destes espaços sejam reconhecidos como cidadãos. “Ainda engatinhamos na questão da laicidade. Percebemos que em 90% das sedes do Legislativo no país, sejam elas municipais, estaduais ou federais, temos símbolos religiosos e a liturgia das sessões abarca apenas determinados segmentos religiosos”, enfatizou.

    O umbandista também lembrou que outras leis estão na Câmara de Vereadores para serem votadas, como o Dia Municipal de Oxum, orixá do amor e das águas doces. “As religiões tradicionais de terreiro, ecológicas por excelência, tem um trabalho de manutenção e preservação do rio Itajaí-Açú e de seus mananciais e fontes”.

    Ao final, ressaltou que é muito importante pensar que quando tratamos de religião, tratamos de amor. “Crimes de religião são crimes de ódio”, frisou.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB