Página principal
01-12-2016

Dia Mundial de Prevenção à Aids é abordado na tribuna livre do Legislativo

  • tribuna01dezembro16

    A tribuna livre desta quinta-feira (1) foi ocupada pela gerente da Vigilância Epidemiológica de Blumenau, Ivonete dos Santos, que falou sobre o Dia Mundial de Prevenção à Aids. “Infelizmente o Brasil é um dos poucos países do mundo que anda na contramão em relação à doença”, enfatizou. Blumenau está na 9ª posição no ranking de contaminação de Santa Catarina e participa da Cooperação Interfederativa do Ministério da Saúde junto com outros 12 municípios prioritários. “Temos propostas a seguir para diminuir estas estatísticas”, comentou Ivonete.

    A gerente da Vigilância Epidemiológica também apresentou as ações desenvolvidas para atender à crescente demanda no Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (CEDAP) que abriga o Centro de Testagem e Aconselhamento. “Nós não perdemos mais o paciente. A partir da hora que o paciente faz o teste rápido, já sai com a consulta agendada e o tratamento programado”, enfatizou.

    Além disso, a Vigilância também conta com um serviço via internet disponibilizado para a Atenção Básica, no qual infectologistas respondem as dúvidas dos médicos que atendem no município. “Nós também capacitamos profissionais da rede pública como médicos, enfermeiros e odontólogos para realizar os testes básicos que serão disponibilizados a partir de fevereiro do ano que vem em toda a rede pública”, explicou.

    A Vigilância Epidemiológica também realiza atividades chamadas de “Extra Muro”, nas quais visita casas noturnas, participa de eventos como a Oktoberfest, realiza palestras em empresas e oferece a testagem para pessoas privadas de liberdade. “Vemos que a população não está se prevenindo. Jovens entre 15 e 25 anos tem HIV e sífilis e é preciso mudar estas estatísticas através da conscientização e prevenção”, finalizou.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa CMB