Página principal
20-05-2016

Deputado estadual Dr. Vicente Caropreso ocupa a tribuna para abordar situação dos hospitais filantrópicos

  • medico

    O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) ocupou a tribuna da Câmara na Sessão desta quinta-feira (19) para comentar a crise que os hospitais filantrópicos do estado enfrentam. Disse que atrasos nos repasses do governo federal estão fazendo com que hospitais que eram equilibrados hoje estejam afundados em dívidas, pois precisam fazer empréstimos com juros perniciosos.

    Enquanto vice-presidente da Comissão de Saúde da Alesc, defendeu que ao menos 30% ou 40% do duodécimo da Assembleia Legislativa, que corresponde aos recursos economizados pelo Poder Legislativo estadual, seja aplicado nos hospitais filantrópicos, que atendem 70% de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

    “O governo federal deixou de repassar, nos últimos três anos, quase R$ 40 milhões para a área hospitalar. A Secretaria Estadual de Saúde teve que tomar a atitude extrema de cortar cirurgias eletivas”, relatou.

    Em outro momento, disse que é presidente de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a falsificação de medicamentos. Apontou que recebeu denúncias de que 50% dos medicamentos vendidos pela internet são falsificados e 20% têm má procedência, quando não são falsificados. Destacou que a maior parte dos medicamentos falsificados são para disfunção erétil, emagrecedores e anabolizantes.

    Informou que a CPI vai contar com o apoio do Instituto Geral de Perícias (IGP) para fazer as análises necessárias. Também antecipou que a Comissão irá distribuir as atuações pelo estado, e que poderá operar em Blumenau.

    Ao final, relatou que a visita a Blumenau também teve a intenção de homenagear a Casa da Esperança, entidade que realiza atividades no contra turno escolar e melhora a auto-estima de crianças em situação de risco social.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | CMB