Página principal
12-03-2015

CPI pretende discutir sistema de esgoto em Blumenau

  • cpi

    Das cinco assinaturas necessárias para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), o vereador Vanderlei de Oliveira (PT) já conquistou quatro. O objetivo é discutir o sistema de esgoto em Blumenau. “A situação é calamitosa desde 2007/2008 quando começaram a trabalhar esta situação durante o governo do ex-prefeito João Paulo Kleinubing”, salienta.

     Vanderlei lembra que na época os vereados propuseram muitas alterações na Lei. “Vimos surgir uma agência reguladora que era para estar a serviço da população. Mas é como a maioria. Apenas uma figura criada para cumprir formalidades. Vão jogar nas costas do povo de Blumenau o prejuízo. A população já está pagando caro pelo sistema de esgoto

     Para o parlamentar, a implantação do sistema se deu em desacordo com as diretrizes do Plano Nacional de Saneamento. “Em Blumenau fez-se o inverso. Agora chegam a um custo suplementar na ordem de mais de R$220 milhões. E vão empurrar um aumento de mais de 17% na taxa em breve. Vamos buscar caminhos para evitar que o prejuízo caia nos bolsos dos blumenauenses. Há sérios indícios de que em muitas residências são cobrados o tratamento, que não é feito de forma devida”.

     O petista tem feito debate com o povo. “Quando conseguir a quinta assinatura, com certeza, vamos realizar momentos coletivos nas comunidades ou dentro da Câmara. Quero pedir ao povo que convença o seu parlamentar a colocar sua assinatura. O contrato foi feito para 35 anos e agora estão pensando em 45 anos”. 

     Foto: Renan Olaz / CMB

    Fonte: Assessoria de Imprensa Camarablu