Página principal
02-10-2015

Conheça o processo de eleição do Conselho Tutelar de Blumenau

  • conselho-tutelar

    Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (24) a coordenadora geral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Ivone Serpa, ocupou a tribuna livre atendendo ao requerimento nº 1165/2015, de autoria do vereador Fábio Fiedler (PSD) para falar sobre as eleições dos Conselheiros Tutelares na cidade de Blumenau, que acontece no próximo dia 04 de outubro.

    A coordenadora destacou que a partir desta eleição o processo passa a ser realizado universalizado e direto, porém facultativo. “Pedimos que os moradores de Blumenau façam parte deste processo democrático. O voto é secreto e cada cidadão poderá escolher seu candidato”. Lembrou que no dia 04 de outubro, todos os municípios do país realizarão a escolha de seus Conselheiros Tutelares.

    Mencionou que a votação será feita de através de cédulas manuais. “O voto será feito através do nome ou número do candidato. As campanhas eleitorais estão sendo realizadas através de santinhos e a campanha através das redes sociais é proibida”, ponderou.

    Clique aqui para conferir a distribuição de todas as seções eleitorais nos 19 locais de votação.

    Segundo a coordenadora, Blumenau contará com três Conselhos Tutelares, que serão compostos por 15 conselheiros com mandato de quatro anos. Falou sobre os colégios eleitorais disponíveis no dia da votação. “Serão 19 locais de votação no município de Blumenau. Quem fez a atualização do cadastro biométrico, deverá votar no mesmo local em que votou na última eleição”. Ela explicou que o cadastro para a eleição do Conselho Tutelar é baseado no relatório de locais da última eleição, realizada em 2014. Disse que quem não votou na última eleição também não conseguirá participar deste processo democrático.

    O vereador Fábio Fiedler (PSD), explicou que pediu os esclarecimentos para que a comunidade blumenauense pudesse conhecer melhor as funções do conselheiro tutelar, a forma de escolha e participar deste momento democrático. “É importante saber que o voto é secreto, manual, pelo nome ou pelo número do candidato. Eu acredito que a principal dificuldade deverá ser sobre o local de votação”. O parlamentar pediu que a coordenadora falasse sobre as formas de publicidade que os candidatos estão utilizando para chegar aos eleitores antes da votação.

    A coordenadora Ivone Serpa afirmou que as dúvidas poderão ser tiradas através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA através do telefone 3381-6642, através do site (www.furb.br/cmdcabnu) e até mesmo com os candidatos.

    O presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hildebrandt (PSD), questionou a existência de campanha para divulgação das eleições através dos meios de comunicação. Ivone Serpa, disse que estão agendadas entrevistas na RBS TV e na Ric TV Record, além de participação em programas de rádio.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB

    Fotos: Imprensa | CMB