Página principal
27-08-2019

Coordenadora do Banco de Leite ocupa a tribuna para falar da importância do aleitamento materno

  • tribuna27agosto19

    A coordenadora do Banco de Leite de Blumenau, Elisabeth de Souza, ocupou a tribuna livre para falar sobre a importância do leite materno por ocasião do Agosto Dourado, que tem a amamentação como temática. Elizabeth, que é também integrante do Comitê Regional de Aleitamento Materno do Vale do Itajaí, destacou que o incentivo ao aleitamento materno é uma das ações de saúde pública que mais resulta em economia e benefícios na área, a curto, médio e a longo prazo. Na última segunda-feira (26), Elizabeth esteve também falando sobre o tema aos vereadores mirins.

    “O leite materno é fundamental no início da vida e os reflexos positivos são para toda a vida”, afirmou. Ressaltou que estudos mostram que idosos saudáveis, bem adaptados na sociedade decorrem do acolhimento e muita parceria da família, bem como do aleitamento materno que puderam desfrutar na infância.

    Assinalou que o mundo celebra nos primeiros dias de agosto a “Semana do Aleitamento Materno”, porém os organizadores e defensores da ação notaram que uma semana era insuficiente e por isso foi criado o “Agosto Dourado”. Lembrou que o Banco de Leite de Blumenau completou 21 anos de atividades e atende diariamente entre 15 a 30 mulheres que buscam pelo órgão para dirimir dúvidas sobre a amamentação. “Também temos muitas solicitações para a doação de leite humano e por isso precisamos ampliar nossa capacidade de armazenamento de leite. Precisamos de mais freezers”.

    Elizabeth também destacou a campanha ao aleitamento materno do Ministério da Saúde, que apoia a participação da família no processo, com a frase: “Amamentação: incentive a família, alimente a vida”. Ela defendeu que as leis trabalhistas devem ser melhoradas para a ampliação das licenças maternidade e paternidade, assegurando que a participação da família é fundamental para o aleitamento materno. Também lembrou da importância do envolvimento dos hospitais no estímulo à amamentação, destacando que é essencial que a criança seja colocada no seio nas primeiras horas de vida, assim como ficar com a mãe.

    Disse que o governo de Santa Catarina demonstrou interesse em implementar o projeto “Maio Branco”, criando o grupo “Bombeiros da Vida”, quando profissionais farão a coleta do leite humano no domicílio da doadora. “Estamos muito felizes com essa possibilidade”, afirmou.

    Atualmente é o Banco de Leite que realiza a coleta, transporte, controle de qualidade e distribuição do leite doado.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB