Página principal
26-08-2014

Coordenador de prevenção da Cruz Azul no Brasil fala sobre o uso do tabaco no País e no município

  • marciano tribess

    O coordenador de prevenção da Cruz Azul no Brasil, Marciano Tribess, ocupou a tribuna livre, na sessão da última terça-feira (26), para explanar sobre o uso do tabaco no Brasil e em Blumenau, já que nesta sexta-feira (29) se celebra o dia Nacional de Combate ao Fumo.

    O coordenador alertou sobre o narguilé, que é um cachimbo de água utilizado para fumar, e mostrou preocupação ao falar que em Blumenau há diversos pontos de venda. “Lembro da nova lei referente ao tabaco que deve entrar em vigor em dezembro, restringindo o espaço para comercialização desse produto. A maioria das pessoas acredita que o narguilé não faz mal à saúde, o que é um mito, pois as substâncias passam pela água, ou seja, pelo contato com a molécula de oxigênio”.

    Ele informou que aproximadamente 200 mil pessoas morrem por ano no Brasil em decorrência do uso do tabaco. Destacou que dessa estatística também fazem parte os fumantes passivos, aqueles que moram com algum fumante. “O passivo inala 4 mil substâncias oxidadas. Esse é um dos problemas gravíssimos que o uso do cigarro tem causado”, alertou Tribess.

     

    Foto: Denner William | Agência Câmarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa