Página principal
21-06-2018

Consultora da FIESC/SESI divulga programa de capacitação à pessoa com deficiência para o mercado de trabalho

  • tribuna21junho18

    No início da sessão ordinária desta quinta-feira (21), a consultora do programa de inclusão da FIESC/SESI, Thais Tavares Pompeo, ocupou a tribuna livre para falar sobre o programa de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

    Afirmou que a entidade percebeu a necessidade de capacitar pessoas com deficiência para ocupar as cotas destinadas a esse público em empresas. “Uma das dificuldades tem sido encontrar as pessoas para participar do programa de capacitação”, afirmou.

    Afirmou que em 2017 foi realizado um projeto piloto, em parceria com empresas da região, para capacitar pessoas com deficiência. Mencionou que uma nova turma foi aberta para capacitar pessoas e direcionar ao mercado de tecnologia da informação. “Para o segundo semestre teremos mais três turmas de capacitação em parceria com outras empresas”, sustentou.

    A consultora explicou que os alunos participam de um treinamento gratuito que leva três meses, com aulas duas vezes por semana no Centro Esportivo do Sesi, no bairro Vorstadt. Ressaltou que são 30 vagas em cada turma. “Lá são trabalhadas competências comportamentais, ética, relacionamento, português, matemática básica, matemática financeira e Excel”. Falou que até o fim do ano deverão surgir mais 60 vagas para atender outras duas empresas.

    Comentou que da turma que terminou o curso recentemente e formou 28 alunos, oito já saíram contratados e os outros alunos foram encaminhados para empresas interessadas. “O objetivo é disseminar a informação para que mais pessoas tenham acesso a essa capacitação através do Sesi. Queremos mostrar para a sociedade que a deficiência é só mais uma característica e que essas pessoas podem ser capacitadas e desenvolvidas dentro de cada competência”, defendeu.

    Mais informações:
    FIESC/SESI BLUMENAU
    Rua Itajaí, 3434 – Bairro Vorstadt
    Telefone: (47) 3231-5200

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa RM CMB