Página principal
24-08-2017

Conselho Municipal de Política Cultural é contra a mudança da Câmara para terreno da FCB

  • tribuna24agosto17

    Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (24) o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau, Elton Gomes, ocupou a tribuna livre para manifestar a contrariedade do conselho, sobre a possibilidade do Legislativo ocupar um espaço no terreno da Fundação Cultural de Blumenau. Ele também explicou o papel do Conselho no desenvolvimento cultural da cidade.

    Disse que o conselho foi fundado em 1980, e se trata de um órgão que atua de uma forma consultiva e deliberativa que acompanha as políticas de cultura exercidas na cidade. Apontou que o grupo é formado por 20 conselheiros titulares; sendo 10 governamentais e 10 da sociedade civil divididos em áreas culturais.

    “Ainda hoje, apesar dos avanços da última década, a cultura recebe pouca atenção da classe política”, afirmou. Salientou que dados do Ministério da Cultura, deste ano, destacam que os setores econômicos criativos representam cerca de 2,6% do PIB brasileiro. Sustentou que o crescimento acumulado é de quase 70% nos últimos 10 anos.

    Ponderou que Blumenau também tem caminhado na direção do crescimento. “A cidade aderiu ao Plano Nacional de Cultura, ao instituir o Plano Municipal de Cultura” comentou.

    “Compreendemos que há anos a Fundação Cultural de Blumenau demanda de mais espaço e de um orçamento que não apenas lhe garanta a sobrevivência, mas que incentive ainda mais seu crescimento”, ressaltou. Convidou os vereadores a acompanhar as atividades do Conselho.

    O presidente Marcos da Rosa (DEM) explicou que a sugestão para construção de um prédio para a Câmara de Vereadores em um terreno ocioso da Fundação Cultural de Blumenau está descartada e que em nenhum momento a Câmara oficializou essa ideia.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa CMB